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Gestão

Serviços digitais caem no gosto dos brasileiros

Transações feitas por canais digitais estão em alta no cooperativismo

11/03/2024 14h45

Foto: Divulgação

A digitalização das transações financeiras no Brasil tem sido uma tendência notável, transformando a maneira de lidar com o dinheiro e realização das operações financeiras. Pesquisas mostram que as tecnologias digitais estão moldando, significativamente, o cenário financeiro do país.

Uma delas é da WorldPay e FIS Global Payment Report que revela o cenário atual para os meios de pagamento no varejo. Na América Latina, o Brasil se destaca em digitalização de serviços financeiros.  

Dados do levantamento mostram que o Brasil é o líder da região na modalidade Account to Account (Conta a Conta), cujo uso do Pix é contabilizado. O país possui a maior fatia de uso em relação ao total de pagamentos no e-commerce, representando 24% do total, contra 9% a nível mundial. Além disso, a pesquisa aponta um crescimento de 123% na modalidade entre 2021 e 2022, com previsão de alta de 23% até 2026.

E esse movimento digital acontece no cooperativismo. Na Unicred Central Multirregional, houve um aumento do número de transações feitas por meio de canais digitais, registrando um aumento, em relação a 2022, de 6% somente no uso do aplicativo Unicred Mobile. “Um dos nossos grandes diferenciais é o atendimento exclusivo, mas crescer na utilização em nosso app e no internet banking só reforça que estamos ofertando segurança, praticidade e comodidade ao nosso cooperado, além de acompanhar as tendências inovadoras do ramo financeiro. Isso explica o porquê de 85% das nossas transações ocorrerem nestes canais digitais”, completa.

De acordo com a diretora, a implementação dos serviços digitais no cooperativismo visa aumentar a eficiência operacional, melhorar a experiência do cooperado, promover a transparência e fortalecer a sustentabilidade das cooperativas. “É importante adaptar essas soluções às necessidades específicas de cada cooperativa, considerando o setor de atuação e o perfil dos membros”, completa.