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Economia

Santander prevê mais microempreendedores na Bahia

O crescimento esperado é de 24%, sendo 65% dos clientes são empreendedoras femininas

17/05/2022 07h27

Foto: Carol Garcia - Secom - GOVBA

A crescente demanda de empreendedorismo na Bahia levou o Santander Brasil a prever um aumento de 24,5% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários, em 2022. Esse cenário também observa um protagonismo do público feminino, com 65% dos contratos sendo para pessoas desse gênero.

Em 2021, 55,4 mil mulheres foram beneficiadas com crédito para investirem em seus negócios na Bahia. Em volume financeiro de crédito na soma da carteira total de clientes, o Estado fechou o ano passado com R$ 224 milhões movimentados por esses microempreendedores no Santander. Os segmentos que mais buscam microcrédito são os de serviço, confecção e alimentação.

Essa é mais uma movimentação do Banco em investimentos na Bahia para fomentar a economia local e a geração de novos negócios. O Santander vem em um processo acelerado de expansão de sua rede no Estado. Atualmente, são 69 agências em território baiano - inaugurou, nos últimos dois meses, em Candeias, Jaguaquara e Campo Formoso - e uma consolidação de crescimento na quantidade de lojas em mais de 75% em menos de quatro anos na Bahia.

"Estamos em pleno andamento de um projeto audacioso de reforçar a presença do Santander na Bahia, e o empreendedorismo vem sendo um importante elemento para consolidarmos nossa parceria com a população baiana. Vamos crescer a carteira do Prospera e ajudar a impactar na geração de novos negócios ou solidificar aqueles já existentes. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua", destaca o superintendente da Rede Base do Santander Brasil, Thiago Mendonça.

Thiago Mendonça, superintendente da Rede Base do Santander Brasil – Foto: Divulgação

O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior. 

"Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência", comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.

O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.