19/09/2025 08h23
Foto: Ilustrativa
A Santa Helena Alimentos acaba de atingir o marco de Aterro Zero em sua planta industrial de Ribeirão Preto (SP), consolidando um importante avanço em sua agenda de sustentabilidade. A conquista é resultado de um projeto estratégico que busca eliminar o envio de resíduos para aterros, por meio de reaproveitamento, coprocessamento e inovação em biodigestão de resíduos orgânicos.
Com foco em eficiência operacional e responsabilidade ambiental, a iniciativa mobilizou diferentes áreas da empresa, exigindo investimentos em infraestrutura, adaptação de processos, capacitação de equipes e modernização da gestão de resíduos.
Entre os destaques do projeto está a instalação de um biodigestor aeróbico, que transforma resíduos orgânicos em água cinza. Além disso, materiais recicláveis continuaram a ser triados e enviados para reaproveitamento, enquanto resíduos de varredura são comercializados para a produção de ração animal. O restante dos resíduos passou a ser tratado via coprocessamento, sem qualquer descarte em aterro.
“Trabalhamos com metas claras e mensuração de impacto. A sustentabilidade precisa fazer parte do negócio com consistência e rastreabilidade”, afirma Luciana Vidal de Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente da Santa Helena. O projeto representa mais um passo da companhia na construção de um modelo produtivo cada vez mais sustentável e integrado à sua cadeia de valor.
A conquista do Aterro Zero reforça o compromisso da Santa Helena com um modelo produtivo mais responsável e alinhado aos desafios ambientais do presente. A jornada sustentável da companhia segue evoluindo com metas ambiciosas, foco em impacto positivo e integração crescente entre inovação, operação e propósito.