Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Samarco atinge 20 milhões de toneladas de pelotas de minério

Companhia planeja aumentar em 23% os investimentos para recuperar a sua capacidade produtiva neste ano

26/06/2023 10h25

Foto: Divulgação 

A Samarco, em recuperação judicial desde 2021, atingiu a produção de 20 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro desde que voltou a operar, em dezembro de 2020.

A companhia também informou que vai aumentar em 23% os investimentos para recuperar a sua capacidade produtiva neste ano, chegando a R$ 1,6 bilhão, ante R$ 1,3 bilhão no ano passado.

De acordo com a mineradora, o recurso será usado na descaracterização da cava e da barragem de Germano (MG), na sustentação do negócio, em obras em estágio avançado e projetos de inovação.

Em relação às exportações, a empresa informou que embarcou 200 navios com minério destinado a grupos siderúrgicos da Europa, do Oriente Médio, Norte da África e das Américas.

A Samarco paralisou as suas operações após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015. As operações foram retomadas em dezembro de 2020. A companhia pretende retomar gradualmente a sua capacidade produtiva, saindo atualmente de 26% da capacidade total, para 60% em 2025 e 100% em 2028. Atualmente, a empresa opera com um sistema de filtragem e empilhamento a seco de cerca de 80% do rejeito gerado, dispensando o uso de barragem.

A Samarco prevê fechar o ano de 2023 com produção de 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, o que representará um aumento de 10% em relação à produção do ano passado.

Fonte: Valor Econômico