Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Salvador terá teleférico inédito de R$ 700 milhões

Segundo prefeito Bruno Reis, transporte estará interligado a outros modais

31/01/2026 11h31

Foto: FMLF - Divulgação

A capital baiana vai ganhar um sistema de transporte considerado inédito. Com um investimento de R$ 700 milhões, Salvador terá um teleférico que vai ligar a região de Praia Grande a estação de metrô de Campinas de Pirajá.

O anúncio do investimento foi feito pelo prefeito Bruno Reis e faz parte de uma profunda reformulação do sistema de mobilidade da cidade. O modal, conforme o gestor municipal, será integrado, além do metrô, a outros sistemas como BRT, BRS e VLT.

A expectativa é a de que a licitação seja publicada até o mês de março deste ano, com as obras tendo início a partir do 2º semestre de 2026.

Em estágio avançado, o projeto do Teleférico do Subúrbio de Salvador pode começar a sair do papel já no mês que vem. Ao Portal A TARDE, o secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Luiz Carlos, informou que nos próximos dias terá início o processo de contratação de uma empresa de comunicação para avisar à população sobre as desapropriações necessárias para o andamento da obra.

“O que antecede o início da obra é a Comunicação Social. Estamos lançando a licitação nestes próximos dias para contratação de uma empresa de comunicação para conversar e fazer toda a mobilização das pessoas que estão na poligonal e vão ser reassentadas e indenizadas. Isso antecede o início da obra”, disse Luiz Carlos.

Teleférico: melhoria no deslocamento

O Teleférico do Subúrbio, uma das grandes promessas de mobilidade da Prefeitura de Salvador, segue sendo projetado a passos largos. O transporte também deve reduzir em mais de 1h, o deslocamento dos passageiros a pontos estratégicos da cidade.

Com 4,3 km de extensão, o novo transporte terá 27 torres e quatro estações, são elas:

  • Estação Campinas de Pirajá;
  • Estação Pirajá;
  • Estação Mané Dendê;
  • Estação Praia Grande.

O projeto estrutural das torres está sendo desenvolvido pela MD Engenheiros Associados S/S., que oficializou o contrato com o governo municipal em maio de 2024. A expectativa é que o deslocamento entre o Subúrbio e a Estação Campinas leve apenas 18 minutos, desafogando o tráfego de veículos da BA-528 (Estrada do Derba).

Bairros de Salvador que serão beneficiados com teleférico

Ao menos seis bairros da capital baiana, localizados no Subúrbio Ferroviário, serão beneficiados com a novidade, são eles:

  • Praia Grande;
  • Rio Sena;
  • Ilha amarela;
  • Alto da Terezinha;
  • Pirajá;
  • Campinas de Pirajá.

Fonte: Portal A TARDE