11/10/2025 08h55
Foto: Otávio Santos - Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou a entrega oficial de caminhões plotados em alusão ao Outubro Rosa, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Os dois veículos, que circularão por diversos bairros da capital baiana, levam o tema “Força que Brota, Vida que Floresce”. A iniciativa, promovida anualmente pela Prefeitura de Salvador, busca reforçar a importância da realização de exames preventivos e disseminar mensagens de cuidado e conscientização. O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, destacou o compromisso da empresa com ações de cunho social.
“A gente está sempre focado nessas pautas positivas todos os anos. Neste mês de outubro, utilizamos os nossos caminhões com o intuito de reforçar e conscientizar mais as mulheres para que façam seus exames. Sabemos que o câncer de mama é uma doença muito séria. Então, com esses veículos na rua, ajudamos a conscientizar mais as mulheres para elas fazerem os seus exames, assim como os homens também, em novembro”, disse.
Entre as margaridas que participaram do ato, Thelma Almeida, de 40 anos, que trabalha há nove anos na Limpurb, ressaltou a importância da mobilização.
“Essa campanha é importantíssima. A conscientização do Outubro Rosa é mundial e a Limpurb também abraçou a causa. Nada melhor do que um caminhão que passa por todas as ruas da cidade levando essa mensagem. Minha mãe teve câncer, mas foi descoberto logo no início. O diagnóstico precoce salva vidas e é muito importante”, lembrou.
Silene Souza Moreira, de 47 anos, que há 17 atua como agente de limpeza e foi uma das modelos estampadas nos caminhões, contou sobre sua motivação em participar da ação.
“A campanha é muito linda. Eu amo fazer parte dessa iniciativa que incentiva as mulheres a fazerem seus exames de mamografia e de prevenção ao câncer de mama. Eu faço todo ano, afinal eu tenho histórico na família. Então, é um alerta para todas as mulheres se cuidarem”, afirmou.
Luciana Santos das Neves, de 50 anos, que atua há mais de uma década na limpeza urbana, reforçou o papel da empresa na propagação da mensagem. “Toda campanha de conscientização para nós, mulheres, é sempre muito boa. A Limpurb, por onde passar, vai levar essa mensagem de conscientização”, declarou a profissional.