Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Salvador contará com 5G na iluminação pública de larga escala

O município receberá 400 luminárias com a rede móvel de quinta geração

09/06/2025 13h54

Foto: Ilustrativa

A cidade de Salvador (BA) vai ser a primeira capital do Brasil a contar com um projeto de larga escala com a conectividade 5G, na iluminação pública. O município baiano receberá 400 luminárias com a rede móvel de quinta geração no segundo semestre de 2025.

Os dispositivos também contarão com câmera e Wi-Fi, mas o destaque será o uso do 5G Standalone em uma rede privativa na frequência de 3,7 GHz, em um projeto que tem um orçamento de R$ 30 milhões.

A implantação será feita pela Juganu, empresa que utiliza chips da Qualcomm e tecnologia própria para a produção das luminárias inteligentes. Outras cidades também possuem iniciativas similares, como Campo Formoso (BA), Curitiba (PR) e Pato Branco (PR).

Para conseguir pagar a quantia milionária de um investimento do tipo, as prefeituras conseguem aproveitar a verba vinda da chamada CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

A intenção é que o projeto em Salvador seja visto como um exemplo para o incentivo a uma aplicação semelhante por outras prefeituras, que poderão “pegar carona” no registro de preço com a Juganu para contratações similares com menos burocracia.

Por outro lado, as operadoras móveis também terão a oportunidade de aproveitar a estrutura das luminárias inteligentes para o fornecimento da rede 5G – algo já aproveitado na implantação em Campo Formoso.