Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Royal Enfield comemora 125 anos com recordes históricos

Fundada em 1901, a marca tem lançamentos confirmados para 2026

24/01/2026 07h41

Foto: Divulgação

A Royal Enfield completa 125 anos em 2026 seguindo com seu conceito de motopurismo, filosofia que acompanha a marca desde o início de sua trajetória. Fundada em 1901, na Inglaterra, a fabricante é reconhecida como a mais antiga em produção contínua no setor de motocicletas e mantém uma identidade construída a partir de suas origens britânicas e de sua consolidação industrial na Índia.

No Brasil, a empresa está próxima de completar 9 anos desde sua chegada oficial, que aconteceu em 2017. Instalada em Madras (Chennai) desde 1955, a Royal Enfield tornou-se referência no segmento de motocicletas de médio porte.

A estrutura industrial e de desenvolvimento da fabricante inclui centros técnicos no Reino Unido e na Índia, unidades produtivas em Chennai e linhas de montagem na Argentina, Colômbia e duas no Brasil. O ano de 2025, por sua vez, já se tornou histórico para a marca no mercado brasileiro. 

Mesmo antes do fechamento de dezembro, a empresa já havia ultrapassado as 28 mil unidades vendidas, seu melhor resultado no país. Os recordes não acontecem apenas no Brasil, mas sim mundialmente. Pela primeira vez em sua história, a Royal Enfield ultrapassou 1 milhão de motos em apenas um ano; isso aconteceu durante o Ano Fiscal 2024-2025.

Novidades chegando no Brasil

Atualmente, o portfólio nacional inclui modelos como Meteor 350, Classic 350, Hunter 350, Interceptor 650, Continental GT 650, Super Meteor 650, Shotgun 650, Himalayan 450 e a recém-lançada Guerrilla 450, voltada ao uso urbano. A gama atende diferentes perfis de motociclistas, com opções que vão de propostas clássicas a aventureiras e urbanas.

As novidades, porém, não param por aí. Para 2026 já estão confirmadas as chegadas da Bear 650, modelo estiloso e com pilotagem divertida, além da Classic 650, moto que eleva ao máximo o motopurismo com linhas elegantes e visual histórico. 

A lista de lançamentos próximos, mas ainda sem data definida, também inclui a despojada Classic Goan 350, além da nova Himalayan Mana Black, modelo ainda mais focado para o off-road. Duas edições especiais também estão confirmadas para o Brasil: a Classic 650 125th Anniversary Edition e a Shotgun 650 x Rough Crafts Drop – ambas com tiragem limitada.

Celebrações dos 125 já começaram

As comemorações dos 125 anos tiveram início durante o Salão de Milão (EICMA) 2025 e seguiram com eventos ao longo do ano, incluindo o Motoverse, em Goa, na Índia, marcando oficialmente o calendário global da marca. Além de mostrar as raízes de seu passado, a Royal Enfield aproveitou os eventos para acenar ao seu futuro.

Foram exibidos dois projetos conceituais elétricos, o protótipo da Himalayan e o segundo conceito da família Flying Flea, a FF.S6, uma moto elétrica com estilo Scrambler, que traz suspensões elevadas, transmissão por corrente, rodas raiadas, pneus mistos como algumas das novidades em relação ao conceito FF.C6.

Eles indicam estudos da empresa para novas tecnologias e propostas de mobilidade que devem marcar os próximos 125 anos.

Fonte: Motoo