Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Rota Transpacífica é mais afetada por itinerários cancelados

As companhias marítimas estão supostamente fazendo ajustes de curto prazo conforme a situação se estabiliza

23/04/2025 14h23

Foto: Divulgação

O clima político atual é extremamente volátil e, com tarifas sendo impostas e suspensas quase diariamente, a Sea -Intelligence presume que tanto as companhias de navegação quanto os proprietários de cargas estão apenas ajustando suas cadeias de suprimentos no curto prazo, por enquanto, esperando a situação se estabilizar (de uma forma ou de outra) antes de fazer ajustes de longo prazo na rede.

Durante o período de quatro semanas (de 16 a 19), a consultoria analisou a capacidade programada em diferentes horários nas últimas seis semanas para avaliar o impacto das tarifas. Na Costa Oeste da Ásia e América do Norte, 1,43 milhão de TEUs estavam programados para serem implantados durante as semanas 16 a 19 na semana 10. 

Esse número permaneceu estável na semana 11 e diminuiu apenas ligeiramente para 1,40 milhão de TEUs na semana 12. No entanto, na semana 13, a capacidade implantada programada para as semanas 16 a 19 diminuiu 8% na comparação semanal, para 1,29 milhão de TEUs, e diminuiu ainda mais para 1,37 milhão de TEUs na semana 15. No geral, esse número é 12% menor do que a capacidade programada de seis semanas atrás.

Especificamente na rota Ásia-América do Norte, na Costa Leste, a capacidade programada para as semanas 16 a 19 diminuiu de 1,01 milhão de TEUs programados na semana 10 para 867.000 TEUs programados na semana 15, representando uma redução de 14% no período de seis semanas.

A figura (abaixo) mostra o impacto das tarifas atuais sobre viagens em branco em rotas transpacíficas (Ásia-NAWC e Ásia-NAEC). Três semanas atrás, 60.000 TEUs de capacidade estavam programados para serem suspensos nas semanas 16 a 19. Esse número aumentou para 250.000 TEUs em uma semana, quando as companhias marítimas anunciaram uma série de cancelamentos de cronograma em resposta às tarifas. Outro aumento significativo ocorreu na semana 15, com um total de 367.800 TEUs em suspensão de capacidade nas semanas 16 a 19.

Um impacto semelhante não é visto na rota transatlântica, onde a capacidade permanece praticamente inalterada, especialmente agora que tanto o governo Trump quanto a União Europeia anunciaram uma suspensão de tarifas por 90 dias.

Fonte: Mundo Marítimo