14/08/2025 11h03
Foto:Geely - Divulgação
Novidade da Renault para o mercado de eletrificados: a marca francesa dará um novo passo em sua parceria com a Geely para desenvolver uma nova série de SUVs elétricos e híbridos voltados para mercados emergentes, incluindo o Brasil e a América Latina. Esses veículos serão construídos sobre a plataforma tecnológica GEA, considerada a mais avançada da Geely, utilizada em seus modelos mais recentes e bem-sucedidos na China.
A Renault irá desenvolver de forma independente a carroceria e o design dos modelos, enquanto utilizará a plataforma estrutural e o chassi da Geely. Essa estratégia permite acelerar o desenvolvimento e reduzir custos, ao mesmo tempo em que garante que os novos SUVs atendam às demandas específicas de cada mercado.
A plataforma GEA da Geely serve como base para uma série de veículos elétricos e híbridos do seu portfólio Galaxy, que atualmente lidera vendas na China, como o modelo Xingyuan, um hatch compacto que compete com a dupla BYD Dolphin Mini/Dolphin e tem ganhado espaço em outros mercados globais. Agora, essa tecnologia será aplicada em modelos Renault voltados especialmente para mercados com forte potencial de crescimento em mobilidade elétrica, como o Brasil.
Além do desenvolvimento, a parceria prevê que a Renault Brasil será a base produtiva e comercial desses veículos, aproveitando sua rede de concessionárias e infraestrutura local. Isso reforça a estratégia da Geely de expandir sua presença no país com apoio da marca francesa.
Essa cooperação técnica e comercial entre Geely e Renault começou em 2021 e já rendeu outros modelos híbridos, como a versão renovada do Koleos produzida na Coreia do Sul, que tem mostrado boa aceitação no mercado asiático.
No fim, essa aliança ajudará a colocar no mercado SUVs híbridos e elétricos mais modernos e competitivos com o logo Renault, impulsionando a produção nacional de eletrificados e as operações de ambas as marcas.
Fonte: CarNewsChina