Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Principais portos da China crescem na movimentação de contêineres

Em oito portos o crescimento foi de 17,8% ano a ano

06/05/2021 17h43

Foto: Divulgação

A Associação de Portos da China anunciou que os principais portos do país registraram crescimento na movimentação de contêineres em meados de abril.

De 11 a 20 do mês passado, a movimentação de contêineres nos oito principais portos da China aumentou 17,8% ano a ano. Especificamente, a movimentação dos contêineres para o comércio exterior aumentou 22,3% em termos anuais.

A taxa de crescimento da movimentação de contêineres no porto de Ningbo Zhoushan passou de 30% em meados de abril, enquanto a dos portos de Shanghai, Xiamen e Shenzhen passaram de 20%, revelou a associação.

O boom da movimentação de contêineres para o comércio exterior ocorreu em meio à rápida expansão das exportações chinesas, que cresceram 38,7% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre deste ano.

Indústria naval chinesa 

A indústria de construção naval da China teve forte desempenho no primeiro trimestre do ano. Os estaleiros mantêm grande participação global tanto em termos de volume de entrega como novos pedidos.

As novas encomendas de construção aumentaram 251,7% em relação ao mesmo período do ano passado, para 17,2 milhões de dwt, de acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, ocupando 47,4% da participação no mercado global.