Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto Sudeste faz história com atracação do navio VL Prime

A operação do maior navio já operado no terminal movimentou 1 milhão de barris de petróleo

11/11/2025 10h45

Foto: Divulgação

O Porto Sudeste, porto privado localizado em Itaguaí (RJ), recebeu o maior navio da história do terminal. O navio VL Prime, embarcação do tipo VLCC ((Very Large Crude Carrier), tem a capacidade de transportar 2 milhões de barris de petróleo (cerca de 320.000 ton).

O VL Prime chegou, na última quarta-feira (5), ao litoral fluminense em lastro (vazio) advindo do condado de Luoyan, na China. O Porto Sudeste carregou a embarcação com 1.000.000 barris de petróleo e ela seguiu para o Porto de Santos para mais uma operação de carregamento. O destino final é o Porto de Roterdã, na Holanda. Victor Pessoa, gerente de operações com granéis líquidos do Porto Sudeste, conta que a operação durou cerca de 18 horas e que exemplifica todo o preparo logístico que a empresa construiu ao longo dos anos. 

"A operação com o VL Prime em Itaguaí (RJ) representa um avanço estratégico significativo em termos de competitividade logística e capacidade operacional. A possibilidade de operar navios do tipo coloca o Porto Sudeste em um patamar competitivo com terminais internacionais", conta Victor. 

Anteriormente, o navio de maior porte que havia operado no terminal era o Cape Apolo, do tipo Woxmax, com capacidade para 250.000 toneladas. A embarcação do tipo graneleiro foi carregada com minério de ferro.