06/09/2025 10h14
Foto: Porto do Pecém - Divulgação
Em agosto de 2024, o Porto do Pecém (CE) fez história ao receber o MSC Jewel, maior navio de sua trajetória, com 366 metros de comprimento e 15,3 metros de calado, a embarcação movimentou cerca de 1.600 contêineres em uma operação marcada pela cooperação entre autoridades portuárias, marítimas e a praticagem. Além do simbolismo, aquela escala demonstrou que navios desse porte significam também menos emissões de CO2 por tonelada transportada, reforçando a importância do Pecém no cenário da logística internacional.
Um ano depois, o que era celebrado como recorde passa a ser padrão operacional. Com a validação da Praticagem do Ceará para a manobra de giro na bacia de evolução, além da publicação da Portaria nº 30/2025 CPCE-MB, da Capitania dos Portos, que flexibiliza restrições para navios de grande porte. "A nova regulamentação é um passo crucial para trazer mais agilidade operacional em Pecém, impulsionando a competitividade do terminal e a fluidez das operações de importação e exportação. Isso representa mais um marco para a APM Terminals Pecém, afirma Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém e Suape.
"A Praticagem do Ceará mantém o compromisso inegociável com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação do meio ambiente. Os avanços conquistados nas operações com navios de até 366 metros, em Pecém, são fruto de um trabalho rigoroso de simulações, experiência empírica e análises operacionais, cujos resultados foram discutidos com representantes da Capitania dos Portos do Ceará e do Complexo do Pecém", ressalta Marcelo Nunes, gerente de operações da APM Terminals.
Sustentabilidade e visão de futuro
Além do avanço regulatório, a autorização consolida Pecém como um porto capaz de combinar eficiência operacional e compromisso ambiental. A chegada de embarcações de maior porte contribui para reduzir emissões por tonelada transportada, ao mesmo tempo em que se alinha às metas globais de sustentabilidade da APM Terminals e de seus clientes.
"Com a construção do novo berço de conclusão prevista para o final de 2028, e a chegada dos novos equipamentos prevemos o início das operações ampliadas em meados de 2029. As mudanças elevarão a capacidade de movimentação da APM Terminals Pecém de 650 mil para 850 mil TEUs", afirma Daniel Rose. "Além disso, a substituição da frota atual representa um avanço importante para a meta de sustentabilidade da companhia e contribuirá para uma redução de 70% nas emissões de carbono até 2030."