Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Porto do Itaqui recebe spreader automático de última geração

O equipamento de alta tecnologia tem capacidade para manusear até 32 toneladas

06/09/2023 10h55

Foto: Divulgação

O Porto do Itaqui deu um importante passo rumo à modernização de sua logística de movimentação de celulose, com a introdução de um spreader automático de última geração. O equipamento de alta tecnologia, com capacidade para manusear até 32 toneladas, promete elevar tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias. A entrega do equipamento aconteceu na última segunda-feira (4), no berço 102, do Porto do Itaqui,.

O investimento, no valor de R$ 9 milhões, está sendo feito pela Suzano, uma referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto. Esta inovação é uma resposta aos desafios da indústria de celulose e logística portuária, representando um marco significativo em direção à excelência operacional. 

“Um equipamento revolucionário, impulsionado por tecnologia de ponta. Manifestamos nossa confiança inequívoca no Porto do Itaqui, reiterando de maneira solene o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado do Maranhão. É com imenso orgulho que entregamos este equipamento, que não apenas promete excelência operacional, mas, acima de tudo, prioriza o cuidado e a segurança das pessoas envolvidas na complexa operação portuária do Porto do Itaqui”, afirmou Rakel Murad, gerente de Relações Institucionais da Suzano.

“Com a implantação do Spreader e a total capacidade do equipamento, demonstramos um nível significativamente superior de eficiência para o Porto, que continua a expandir-se incessantemente”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins. O Porto do Itaqui consolida-se como um farol do desenvolvimento regional e nacional. Diariamente, nos empenhamos na incessante busca pela ampliação da capacidade e do desenvolvimento”, completa.

É importante ressaltar que o Itaqui será apenas o segundo porto no mundo a adotar essa tecnologia revolucionária, com o primeiro já em operação na Portocel, na cidade de Aracruz/ES, em uma parceria entre Suzano e Cenibra.

O spreader automático destaca-se pela sua capacidade de manuseio de cargas de celulose com maior autonomia, eliminando completamente os riscos enfrentados pelos arrumadores. Além dos benefícios em termos de segurança, este equipamento tem o potencial de reduzir significativamente o tempo necessário para a movimentação de celulose nos navios, otimizando o fluxo logístico e aprimorando a eficiência geral das operações portuárias.