Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Porsche Cayenne elétrico é revelado com até 1.155 cv

Versão turbo precisa de apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e carrega rápido - mas também gasta

20/11/2025 09h33

Foto: Porsche - Divulgação

A Porsche está abrindo um novo capítulo com o Cayenne Electric. Enquanto o SUV de luxo estava disponível anteriormente apenas com motor a combustão e híbrido plug-in, agora também está sendo lançado um modelo elétrico, inicialmente com duas motorizações.

Começa com o Cayenne Electric com até 442 cv e o Cayenne Turbo Electric, que produz um máximo de 1.155 cv. Ambos são modelos com tração nas quatro rodas, com preços a partir de 105.200 euros, enquanto o Turbo custa 165.500 euros na Alemanha. Por lá, os pedidos começam imediatamente; as versões com motor a combustão e os PHEVs continuarão a ser oferecidos.

Motorizações

O Cayenne Turbo Electric fornece até 857 cv no modo de condução normal. Usando a função push-to-pass, um adicional de 177 cv pode ser ativado por dez segundos com o toque de um botão, ou seja, 1.033 cv. Quando o Launch Control é ativado, a tração integral desenvolve até 1.155 cv de potência e até 153 kgfm de torque. Isso permite que o carro acelere até 100 km/h em 2,5 segundos e até 200 km/h em 7,4 segundos. Esses números são alcançados pelo novo sistema de acionamento com resfriamento direto de óleo inovador no eixo traseiro, originário da Fórmula E.

A versão básica do Cayenne atinge 408 cv no modo normal e 442 cv e 85,1 kgfm de torque com o Launch Control. Ele acelera de uma parada a 100 km/h em 4,8 segundos.

Durante a recuperação, o Cayenne Electric alimenta a bateria com até 600 kW. Na condução diária, isso pode ser usado para quase todas as operações de frenagem, com o freio de fricção mecânico intervindo apenas raramente. Nesse caso, um freio de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB) também pode ser encomendado para o Cayenne Turbo.

Bateria e carregamento

Ambos os motores são combinados com uma bateria de 108 kWh. Isso dá ao Cayenne Electric um alcance WLTP combinado de até 642 quilômetros, e ao Turbo, de até 623 quilômetros. Isso significa que o SUV grande não está entre os carros elétricos com o maior alcance.

Graças à tecnologia de 800 volts, o Cayenne carrega com até 390 kW, em outros lugares o valor é de 400 kW. Isso significa que o nível de carga pode ser aumentado de 10 a 80% em menos de 16 minutos. Isso requer uma estação de carregamento rápido com pelo menos 390 kW, 850 volts e 520 amperes.

Isso resulta em uma enorme velocidade de carregamento de 108 kWh x 0,7/16 min = 4,7 kWh/min. Atualmente, isso coloca o carro em segundo lugar em nossa lista dos melhores carros. Para a recarga de alcance, isso resulta em 642 km x 0,7/16 min = 28,1 km/min para o modelo básico. Isso significa que você pode recarregar uma média de cerca de 28 quilômetros por minuto de tempo de espera. Atualmente, isso coloca o carro em terceiro lugar em nossa classificação. O Cayenne Electric também é o primeiro carro elétrico na Alemanha a suportar o carregamento indutivo da bateria de tração como uma opção.

Foto: Porsche - Divulgação

Exterior

O novo Cayenne Electric é 55 milímetros mais longo do que o modelo a combustão, mas permanece abaixo da marca de cinco metros. A altura é 24 mm maior. No entanto, a maior diferença está na distância entre eixos, que é quase 13 cm mais longa do que o modelo movido a combustível fóssil.

Os assentos traseiros são eletricamente ajustáveis como padrão; há uma posição de conforto e uma posição de carga. Na configuração de carga, o porta-malas tem capacidade de 781 a 1.588 litros. Há também um porta-malas de 90 litros. Se isso não for suficiente, você pode rebocar reboques com peso de até 3,5 toneladas.

O design é caracterizado pelo capô baixo com faróis que enfatizam a largura. Além disso, há asas com contornos e o teto plano e inclinado. O Cayenne elétrico também tem portas sem moldura e maçanetas. As saias laterais são pintadas em cinza no Cayenne e em preto brilhante no Cayenne Turbo. Na traseira, há uma faixa de luz horizontal e letras Porsche iluminadas. Um pacote off-road está disponível como opcional.

Com um valor cw de 0,25, o Cayenne tem um formato aerodinamicamente favorável; a Porsche não revela a área frontal. Os elementos aerodinâmicos ativos incluem aletas de ar de resfriamento móveis na dianteira, o spoiler de teto adaptável e, no Turbo, aeroblades ativos que estendem os spoilers laterais na traseira. 13 cores exteriores podem ser encomendadas, com outras cores disponíveis na linha Porsche Exclusive Manufaktur. Nove modelos de rodas de 20 a 22 polegadas também estão disponíveis.

Foto: Porsche - Divulgação

Interior

O interior do Cayenne também pode ser altamente personalizado. Há doze combinações de interiores, cinco pacotes de interiores e cinco pacotes de acentos. Com o novo  MoodModes , você pode personalizar o interior de acordo com seu humor. A transparência do teto solar panorâmico também pode ser personalizada. O novo aquecimento de superfície não apenas aquece os assentos, mas também as superfícies de contato, como apoios de braço e painéis. 

O destaque do cenário da tela no Cayenne elétrico é o Flow Display - uma tela sensível ao toque instalada verticalmente e inclinada na parte inferior. Há também uma tela de instrumentos de 14,25 polegadas, bem como uma tela opcional de 14,9 polegadas para o passageiro e um head-up display. Há controles físicos para o controle climático e o volume do áudio. O controle de voz também pode acessar o conhecimento on-line.

O chassi de ambos os modelos é baseado na suspensão pneumática adaptativa com amortecedores PASM ajustáveis. O Turbo também conta com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro Porsche Torque Vectoring Plus. O Porsche Active Ride também está disponível aqui - um sistema que compensa as superfícies irregulares da estrada usando bombas hidráulicas. Ambos os modelos também podem ser equipados com direção do eixo traseiro.