Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Ponte entre MA e TO é reinaugurada um ano após tragédia

Investimento é de R$ 171,97 milhões do Governo Federal

22/12/2025 11h31

Foto: Divulgação

A nova estrutura da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, é inaugurada nesta segunda-feira (22). A data também marca o um ano da tragédia do desabamento, que deixou 18 vítimas, entre mortos, desaparecidos e um ferido.

Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a nova ponte recebeu investimento de R$171,97 milhões e é entregue um ano após o desabamento da estrutura anterior.

O acidente aconteceu exatamente no dia 22 de dezembro de 2024, pouco antes das 15h. No momento em que vão central colapsou e derrubou grande parte da estrutura, veículos de diferentes portes em que faziam a travessia foram parar no fundo do Rio Tocantins, levando a vítimas. Somente um homem sobreviveu à tragédia.

Para finalizar a construção, estava previsto um teste de carga, que tem o objetivo de avaliar a segurança da estrutura, com a instalação de sensores que farão medições das pequenas deformações que ocorrem durante a passagem dos veículos.

A ponte, segundo o Governo do Estado, tem grande relevância no transporte da produção agrícola e industrial, além do tráfego da população. Quando ocorreu o colapso, o transporte pelo Rio Tocantins passou a ser feito por balsas.

O governador Wanderlei Barbosa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro do Esporte, André Fufuca, participam da solenidade, que deve acontecer nas duas cabeceiras da ponte.

Foto: Divulgação

Implosão e investimento

O que restou da ponte passou por uma implosão em fevereiro deste ano. Logo após o procedimento, as obras da nova estrutura que passa pela rodovia BR-226 começaram, com a previsão de ser entregue antes do ano terminar.

A estrutura tem 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Os veículos vão trafegar por duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, e contarão com dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.