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Economia

Pix deve dominar compras na Black Friday 2025

Preferência pelo Pix confirma a percepção de mais de 90% dos empreendedores

27/10/2025 15h20

Foto: Divulgação

Os varejistas devem se preparar para um grande volume de pagamentos por Pix na Black Friday, uma das principais datas do comércio, principalmente o online. Segundo levantamento da Getnet, fintech de meios de pagamento do Santander, este será o meio de pagamento preferido dos consumidores na data promocional, que neste ano será em 28 de novembro.

Mais de 65% dos clientes entrevistados pelos lojistas preferem o Pix como forma de pagamento. Com isso, o sistema de pagamentos instantâneos fica à frente do cartão de débito (43,5%), do crédito à vista (40%) e do crédito parcelado (37,7%).

O estudo feito pela fintech ouviu empreendedores de diferentes regiões para mapear as tendências de consumo e os métodos de pagamento mais usados no comércio. A preferência pelo Pix revelada na pesquisa confirma a percepção de mais de 90% dos empreendedores, de um aumento no uso do Pix à vista em seus estabelecimentos no último ano.

“A evolução do Pix como principal meio de pagamento no varejo brasileiro reflete uma transformação profunda no comportamento do consumidor e na dinâmica dos negócios. A pesquisa confirma que agilidade, conveniência e simplificação são fatores decisivos na hora da compra, especialmente em datas especiais como a Black Friday”, diz Luciano Ferrari, vice-presidente Comercial, Marketing e Clientes da Getnet.

Apesar da liderança do Pix, o levantamento indica que os pagamentos via débito e crédito continuam com bom espaço na preferência dos consumidores. Por isso, os varejistas destacam que ainda é importante oferecer variadas opções de pagamento.

Compras se dividem entre online e presencial

A pesquisa da Getnet também analisou o comportamento de compra, mostrando que 82% dos empreendedores indicam que seus clientes preferem o canal online. As principais razões para o crescimento do e-commerce incluem a comodidade de evitar deslocamentos, a possibilidade de comprar a qualquer hora e a facilidade de comparar preços.

No entanto, a loja física mantém sua relevância estratégica, sendo valorizada pela confiança e pelo contato direto com os produtos, o que reforça a necessidade de o varejo atuar de forma integrada, o chamado omnichannel, para capitalizar tanto no digital quanto no presencial.