Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Piauí já conta com 26 aeroportos estruturados

A ampliação da infraestrutura permitiu expandir a capacidade operacional

19/02/2026 14h43

Foto: CCR Aeroportos - Divulgação

Entre 2023 e 2025, o Piauí consolidou avanços importantes na aviação regional e passou a contar com 26 aeroportos estruturados no estado, sendo 10 com balizamento noturno concluído e 16 sem balizamento.

Dos aeroportos com sistema de iluminação instalado, oito já operam 24 horas após homologação, enquanto dois aguardam autorização para funcionamento noturno, mantendo as operações regulares no período diurno.

No período, foram entregues ou homologados oito aeroportos: Cajueiro da Praia, Oeiras, Uruçuí, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Corrente e Floriano, que se somam às bases já operacionais em Teresina e Parnaíba.

Além disso, os aeroportos de Fronteiras e Guadalupe estão com obras de melhoria e implantação de balizamento noturno em execução. Em 2025, a malha foi ampliada com a entrega das pistas de Paulistana e Jaicós.

Fortalecimento da integração regional

A ampliação da infraestrutura permitiu expandir a capacidade operacional e fortalecer a conectividade aérea entre os territórios do estado.

Os reflexos das intervenções são observados no crescimento das operações noturnas, que passaram de 56, em 2023, para 370, em 2025, um aumento superior a seis vezes no período.

A implantação do balizamento noturno foi determinante para essa ampliação, permitindo maior regularidade de voos e ampliação das janelas operacionais nos municípios atendidos. Isso possibilita, sobretudo, os deslocamentos do Samu Aéreo em casos de emergências em saúde.

A cobertura de voos regionais também apresentou crescimento expressivo. Confira os números:

  • Em Bom Jesus, os voos passaram de 385, em 2023, para 907, em 2025, um aumento de 135,6%;
  • Picos registrou crescimento de 56,16%, saindo de 771 para 1.204 voos;
    Barra Grande teve aumento de 423,60%, passando de 89 para 466 voos;
  • Floriano ampliou de 366 para 510 voos, crescimento de 39,34%;
    Oeiras apresentou o maior avanço percentual, com expansão de 16 para 98 voos, aumento de 512,5% no período.

O secretário dos Transportes, Jonas Moura, destacou que o trabalho da pasta tem como foco principal ampliar a integração do território piauiense e reduzir distâncias. “A maior importância é diminuir a distância, promover a integração do estado, que tem grande extensão, e garantir essa melhoria para que atraia mais investimentos”, afirmou.