Transporte Aquaviário

Pá eólica gigante é embarcada no Porto do Pecém

O equipamento foi produzido na área industrial do Complexo do Pecém sob encomenda da empresa alemã Nordex

13/05/2021 10h16

Foto: Porto do Pecém - Divulgação

O Porto do Pecém conquistou mais uma importante marca esta semana, após concluir uma operação teste de embarque de uma pá eólica de 80,1 metros – a maior já embarcada no Pecém desde que o terminal cearense iniciou suas operações em março de 2002.

A pá foi produzida na área industrial do Complexo do Pecém sob encomenda da empresa alemã Nordex. Na terça-feira (11), o embarque da peça foi concluído no berço 7 do terminal portuário do Pecém. A pá gigante tem mais do que o dobro das outras (34,57m cada) embarcadas no navio Trinitas, que já está a caminho da Europa, onde a pá de 80,1 metros passará por verificações técnicas.

“Essa foi uma operação teste, de embarque de um protótipo que será minunciosamente avaliado no continente europeu. Mas essa foi também uma operação que demonstrou mais uma vez a capacidade do nosso time de operações em embarcar um componente de dimensões únicas no histórico operacional do terminal portuário do Pecém”, pontua Waldir Sampaio, diretor de Operações do Porto do Pecém.

A operação teste foi realizada em conjunto com duas prestadoras de serviços operacionais do Porto do Pecém, as empresas Unilink e Tecer.

“Com o comprimento inédito da pá, tivemos que assegurar que não haveria danos na peça durante todo o processo de içamento, embarque e transporte”, explicou o gerente comercial da Tecer, Carlos Alberto Alves. “Foi necessária toda uma estrutura de logística integrada para posicionar a pá estrategicamente, evitarmos danos e assim obtermos o sucesso nessa operação, que contou com vários detalhes técnicos que tiveram que ser desenvolvidos de forma singular”, afirma.

Essa não é a primeira vez que pás eólicas gigantes são embarcadas no Porto do Pecém. Em março de 2020 foi embarcada uma pá de 74 metros, que também exigiu o envolvimento de diversos profissionais, desde a fabricação até o transporte da gigante eólica para o Porto do Pecém.

As pás dão movimento aos aerogeradores, também conhecidos como turbina eólica ou sistema de geração eólica, equipamentos transformadores da energia do vento em energia elétrica.