05/12/2025 15h13
Foto: Divulgação
O estaleiro Imabari Hiroshima, em Mihara, entregou oficialmente o “ONE Synergy”, um navio porta-contêineres Compact Neopanamax (C-NPX) com capacidade para 13.932 TEUs, destinado à Ocean Network Express (ONE). Após deixar o estaleiro, a nova embarcação segue para a China para integrar o serviço Asia-ECSA 'SX1' da ONE, com início das operações em 6 de dezembro, em conjunto com a MSC ('Ipanema') e a Hapag-Lloyd ('AS2'), conforme relatado pela Alphaliner.
Detalhes do “ONE Synergy”
O navio é o quinto de uma série de pelo menos 15 embarcações que o grupo japonês construirá para a companhia de navegação até 2026. A ONE lançou o primeiro lote de cinco encomendas em maio de 2022, expandindo posteriormente a série. O “ONE Synergy” sucede o “ONE Strength”, entregue em setembro, e mantém as características desta nova geração de navios porta-contentores.
Com 336 metros de comprimento, 51 metros de boca (20 fileiras) e um deslocamento de 160.000 dwt, com um calado de 17 metros, o navio está equipado com um motor principal MAN B&W 7G95ME-C10-LPSCR de 48.000 kW, que lhe permite atingir velocidades de até 22 nós.
Os navios desta Série S apresentam uma característica única, introduzida pela Imabari com os seis navios Megamax da Série ONE I: um compartimento adicional para contêineres de 40 pés (apenas no convés) no castelo de proa. Localizado acima da estação de amarração de vante, este compartimento extra para contêineres é protegido por um grande defletor envolvente e um defletor de vento. O “ONE Synergy” está equipado com propulsão convencional e um depurador de gases de escape, mas foi projetado para ser convertido para propulsão a metanol ou amônia.
Fonte: Mundo Marítimo