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Transporte Terrestre

Número de passageiros de trem e metrô no Brasil desacelera

Levantamento mostra crescimento menor que 1% no transporte metroviário durante primeiro semestre de 2025

14/09/2025 10h00

Foto: Motiva - Divulgação

Entre os meses de janeiro e junho de 2025, foram transportados 1.264 bilhão de passageiros nos sistemas metroferroviários, que inclui metrôs e trens. O número é nacional e representa um crescimento de 0,4% em relação ao registrado do mesmo período em 2024, quando foram transportados 1.259 bilhão de usuários.

Ainda que positiva, essa variação representa uma desaceleração de 3,3 pontos percentuais frente a alta de 3,7% registrada no primeiro semestre de 2024. Já a média de pasageiros transportados por dia útil ficou em 8,64 milhões no primeiro semestre de 2025.

Os indicadores fazem parte do recém-divulgado Balanço Semestral 2025 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A entidade analisou todos os 21 sistemas metroviários que operam hoje no Brasil.

Necessidade de investimentos em trem e metrô

De acordo com a ANPTrilhos, o crescimento de 0,4% no número total de passageiros transportados aponta que a infraestrutura chegou ao seu limite, e revela a necessidade de investimentos no sistema.

Ao mesmo tempo, a frota nacional de veículos particulares segue em crescimento. Conforme dados do Ministério dos Transportes, a frota de veículos particulares, incluindo motocicletas e motonetas, chegou a 99,5 milhões em junho de 2025.

Em relação ao ano passado, a frota deste ano adicionou 3,5 milhões de veículos nas ruas.

Para a ANPTrilhos, o crescimento, mesmo modesto, reflete uma mudança no padrão de mobilidade urbana na população brasileira, priorizando o transporte individual.

Metrô e trem em São Paulo

A região sudeste do País, que concentra 29 das 49 linhas metroferroviárias em operação no Brasil, foi responsável por mais de 90% do volume total de passageiros no primeiro semestre de 2025.

A região, contudo, conta com dez sistemas e engloba 41,8% da população nacional.

O Estado de São Paulo concentra as principais iniciativas de expansão do primeiro semestre. Entre elas estão as inaugurações das estações Ambuitá e Varinha, na Região Metropolitana de São Paulo, dentro das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com investimentos que superam os R$ 150 milhões.

Além disso, a ANPTrilhos destaca a concessão do Lote Alto Tietê, abrangendo as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Também está em curso, de acordo com associação, a licitação para o projeto executivo e a construção da nova linha 19-Celeste. O ramal vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista.

Transporte metroferroviário nos estados

O estado do Piauí também registrou desempenho positivo, com um aumento de 51,2% na demanda de passageiros, após o início da operação da Estação Colorado do VLT de Teresina, na capital.

Em janeiro, contudo, o serviço operado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) aplicou gratuidade total no serviço.

A rede de transporte metroferroviário no Rio Grande do Sul mostrou uma leve recuperação, com um crescimento de 4%, após os impactos da tragédia climática que afetou o estado nos últimos anos. De acordo com o relatório, o número continua abaixo do volume no período anterior aos incidentes.

Alguns estados tiveram desempenhos negativos, como é o caso da Paraíba, com queda de 5,2%, e em Pernambuco, que registrou -21,2%. Segundo o relatório, os estados acumulam individualmente retrações superiores a 30% desde 2023.

Fonte: Mobilidade Estadão