03/03/2025 11h33
Foto: VW - Divulgação
A Volkswagen acaba de revelar oficialmente o novo Tera. Desenvolvido totalmente no Brasil, o novo SUV estreia na Marquês de Sapucaí, em pleno Carnaval no Rio de Janeiro (RJ). O novo Volkswagen Tera será posicionado entre o Polo e o Nivus, e chegará ao mercado no primeiro semestre deste ano. Ele também será vendido em outros mercados na América Latina e na África.
“Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comenta Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
A marca alemã não revelou muitos detalhes a respeito do novo Tera, que serão divulgados nos próximos meses. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume, e o modelo terá quatro versões. Até o momento, apenas a topo de linha Outfit foi revelada, mas já sabemos que uma delas se chamará High.
Foto: VW - Divulgação
Ele também é a quarta novidade dos 16 lançamentos que a Volks prepara até 2028 no Brasil. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.
Na parte dianteira, a assinatura do DRL é exclusiva dentro da marca, com iluminação fracionada. O design do novo Volkswagen Tera foi projetado pelo time do designer brasileiro José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca. As lanternas traseiras são interligadas e trazem uma solução de iluminação inspirada nos modelos Passat e Tiguan europeus.
Chamada de “click-clack”, ela oferece uma luz de posição e outra ainda mais intensa e com a presença de elementos aparentes em outras formas, que surgem quando o pedal do freio é acionado. A Volks também destacou a coluna ‘C’ do modelo, que tem linhas encorpadas. Na lateral, as rodas são de 17” com acabamento diamantado na versão Outfit, que também pode ter pintura da carroceria em dois tons.
Por dentro, o design é totalmente inédito, com destaque para as novas texturas e materiais de acabamento, que aparentam ser mais refinados do que os do Polo. O destaque fica para a central multimídia VW Play Connect de 10” em estilo flutuante e o painel digital de 10,25”. O modelo também não teve a lista de equipamentos de série revelada.
Sem revelar muitos detalhes, a Volks também destacou que o modelo terá pacote ADAS em ao menos algumas versões, assim como carregador por indução, iluminação ambiente, acabamento em soft touch em parte do painel e cinco easter eggs ao redor do carro. Onovo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo.
Foto: VW - Divulgação
Ele será produzido exclusivamente em Taubaté (SP). O porta-malas tem cerca de 300 litros de capacidade. O novo Tera também estreia três cores na linha nacional da Volkswagen: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. Em relação à motorização, a versão mostrada no Sambódromo conta com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo, com câmbio automático de seis velocidades.
Esse motor deve equipar as versões mais requipadas do Tera. Também são esperadas versões de entrada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv do Polo Track, também com câmbio manual de cinco marchas. Os preços devem ficar na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil.
Fonte: Terra