Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Nokia fecha acordo de longo prazo com a Apple

A nova licença envolve invenções essenciais com o uso de tecnologias 5G e desenvolvimento de outros recursos

02/07/2023 09h19

Foto: Divulgação 

A Nokia assinou um novo contrato de licença cruzada de patentes com a Apple. O anúncio foi feito pela própria empresa e, na prática, o texto vai substituir o que está em vigor atualmente, que expira no final deste ano. Entretanto, não foram revelados detalhes a respeito dos termos do acordo.

Mesmo assim, a marca finlandesa afirmou que espera obter receita relacionada ao novo contrato a partir do mês de janeiro de 2024. Além disso, ela sugeriu que essa nova licença envolve invenções essenciais com o uso de tecnologias 5G e desenvolvimento de outros recursos.

Em nota, Jenni Lukander, presidente da companhia, comentou: Estamos muito satisfeitos por ter concluído um contrato de licença de patente de longo prazo com a Apple de forma amigável. O acordo reflete a força do portfólio de patentes da Nokia, investimentos de década de P&D [pesquisa e desenvolvimento] e contribuição para padrões celulares e outras tecnologias.

Vale lembrar que essa não foi a única companhia com quem a Nokia fechou acordo sobre patentes. Por exemplo, em dezembro do ano passado, ela chegou a renovar o acordo com a Huawei, que seguiu investimento em P&D apesar das sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

Outra empresa com quem firmou contrato foi a Samsung, em janeiro deste ano. Nesse sentido, o objetivo foi possibilitar o uso de patentes de 5G e outras tecnologias. Apesar das intenções de gerar resultados a longo prazo, novamente não foram apresentados detalhes acerca do que foi negociado no acordo.