17/12/2024 11h35
Foto: Divulgação
A frota mundial de navios porta-contêineres ociosos sofreu um declínio na segunda quinzena de novembro, enquanto os navios em estaleiros para reparos permaneceram estáveis, com apenas um pequeno declínio durante o período. Apesar de estarmos em plena época baixa do transporte regular, a procura por capacidade manteve-se este mês. Segundo a Alphaliner, este foi especialmente o caso de grandes navios com mais de 18.000 TEUs, enquanto apenas dois navios no segmento de 12.500-18.000 TEUs estavam comercialmente inativos.
Especificamente, a frota inativa sofreu uma redução de 46 mil TEUs de capacidade nos últimos quinze dias. A última pesquisa da Alphaliner, de 18 de novembro, contou apenas 58 navios, com 168.314 TEUs, comercialmente ociosos. Isto representa apenas 0,5% da frota mundial de 30 milhões de TEUs. Assim, o setor global de navios porta-contêineres pode continuar a ser considerado “pleno emprego”.
Entretanto, as companhias marítimas e os armadores continuaram a enviar navios aos estaleiros para reparação, modernização e manutenção durante este período. A capacidade fixa nos estaleiros manteve-se estável, com ligeira diminuição de cerca de 8 mil TEUs.
Na última contagem da Alphaliner, foram detectadas 162 embarcações com um total de 727.145 TEUs em doca seca. Isto representou 2,4% da frota mundial, valor ainda inferior ao do mesmo período de 2023 (3,0%) e 2022 (3,1%).
Fonte: Mundo Marítimo