Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Navio Razoni com grãos zarpa do Porto de Odessa, na Ucrânia

Carregada com 26 mil toneladas de milho ucraniano, embarcação passará por inspeção na Turquia antes de chegar no Líbano

01/08/2022 13h52

Foto: Divulgação

Após mais de cinco meses de guerra, o primeiro navio ucraniano de transporte de grãos deixou o Porto de Odessa, no sul da Ucrânia, na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo o ministro de Infraestrutura do país, Oleksandr Kubrakov, a embarcação está carregada com 26 mil toneladas de milho ucraniano.

Kubrakov informou que o navio deixou Odessa pouco depois das 9h30, hora local (3h40 no horário de Brasília), passará por uma inspeção em Istanbul, na Turquia, antes de chegar no porto de Trípoli, no Líbano.

O Razoni, que está sob a bandeira de Serra Leoa, percorrerá um corredor com segurança garantida pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Ucrânia é o 4º maior exportador de milho no mundo, atrás de Estados Unidos, Argentina e Brasil. O desbloqueio dos portos ucranianos é considerado essencial par garantir a segurança alimentar global.

Segundo Kubrakov, a reabertura dos portos ucranianos proporcionará pelo menos US$ 1 bilhão para a economia do país. Nas redes sociais, o ministro agradeceu à ONU e à Turquia pelo trabalho de preparação para exportação, e reforçou o apoio da Europa e dos EUA para desbloquear os portos da Ucrânia.

Mais 16 navios aguardam sua vez para deixar o porto de Odessa, afirmou Kubrakov.

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo em 22 de julho para reabrir os portos ucranianos no Mar Negro para exportação de grãos. Entretanto, um dia depois, mísseis russos atingiram o porto de Odessa e colocaram em cheque o tratado entre os dois países.

O ataque foi condenado por autoridades ucranianas e pela ONU, que reforçou as garantias de paz da Rússia para a reabertura dos portos da Ucrânia.