Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Município de Conde (BA) terá novo aeroporto

O equipamento poderá ser construído em antigo aterro sanitário, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA)

28/11/2020 07h04

Foto: Divulgação

Até a próxima terça-feira (1) será tomada a decisão do local da construção do novo aeroporto de Conde, município baiano que concentra diversas atrações, como praias, rios, cachoeiras, dunas e construções históricas. Há possibilidade de o equipamento ser construído no terreno onde funcionava um antigo aterro sanitário, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Litoral Norte, que vai de Mata de São João a Jandaíra, na divisa com Sergipe.

O representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade do Conde, Cláudio Teles, afirmou que o projeto já está com a gestora da APA. "A decisão deve sair nesta segunda ou terça. E aí só dependerá da autorização do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)", disse ao Bahia Notícias.

Ainda segundo o gestor municipal, o estudo em parceria com o Estado para avaliar outra área foi refeito. "Mas, dentro do levantamento do ITA, era próximo ao aterro que estamos recuperando. Essa área tem a possibilidade de se tornar ideal, desde que transfira o aterro. Tem que ter um raio de 10 km do aterro. Foram avaliadas dez áreas e escolhidas três. Foram levantadas duas perspectivas, que estavam em área de preservação e estamos esperando parecer. Vai depender da mudança do aterro".

A prefeitura do Conde já tem tratativas com uma empresa e solicitou a compra de uma área para implantar o aterro. "Estamos recuperando o nosso. Reunimos a rede hoteleira, que é a responsável pela demanda geradora e essa é a melhor localizada. É de uso sustentável. Para melhorar, o responsável da Secretaria Nacional de Aviação me passou que avaliação nacional foi melhor do que estava esperando", acrescentou.

Com os estudos, iniciados em dezembro de 2019, o prazo para a construção será de quatro anos para a finalização do projeto, que já tem recurso federal aportado.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, revelou ao BN que existem grandes projetos em desenvolvimento para a região e o crescimento da área será consolidado. "Tem um grande projeto em Baixio. No próximo ano, teremos uma entrega. O aeroporto no Litoral Norte vai permitir um desenvolvimento maior para a região, onde tem muitos resorts".

A expectativa é que alguns investimentos cheguem para a região. "Participei de um grupo de trabalho no início do ano. Tivemos reuniões em Brasília e a ideia é que ele possa sair do papel para aumentar os grandes investimentos no Litoral Norte", acrescentou.

Fonte: Bahia Notícias