29/07/2025 11h33
Foto: Divulgação
A MSC assinou dois novos contratos com a construtora naval chinesa Hengli Heavy Industry para a construção de navios porta-contêineres de 21.000 TEUs movidos a gás natural liquefeito (GNL), informou a Alphaliner. Este acordo eleva a série de pedidos da companhia marítima para 18 navios, após os pedidos iniciais de dez unidades em setembro de 2024 e outros seis em abril de 2025.
Além dos navios encomendados à Hengli, a MSC mantém encomendas para outros 15 navios da mesma classe com a Jiangsu New Hantong Heavy Industry (JNHHI), também na China. Acredita-se que os dois pedidos mais recentes sejam opções de compra incluídas em contratos anteriores. O preço de referência por unidade permanece em torno de US$ 220 milhões, com entregas previstas para 2029.
Os navios encomendados à Hengli serão construídos de acordo com o projeto compacto Maric, com comprimento de 380 metros e boca de 58 metros (23 fileiras). Embora sejam classificados como Sub-Megamax ou Pós-Neo-Panamax, sua capacidade excede a dos navios Megamax anteriores, de 400 metros, graças a uma configuração mais eficiente. Espera-se que a JNHHI construa modelos idênticos, o que levará a MSC a operar até 33 navios desse tipo no total.