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Transporte Aquaviário

MSC atinge a marca de 7 milhões de TEUs em capacidade de frota

O crescimento foi impulsionado por novas encomendas de construção naval, que totalizaram 799.000 TEUs em 68 entregas

08/11/2025 11h33

Foto: Divulgação

A Mediterranean Shipping Company (MSC) alcançou um novo marco ao ultrapassar a marca de 7 milhões de TEUs em capacidade de frota, consolidando sua posição como a maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo. Segundo a Alphaliner, essa conquista foi alcançada com a entrega quase simultânea dos navios "MSC Salerno" e "MSC Grace", ambos Neopanamax com capacidade para 16.000 TEUs.

Expansão acelerada

A companhia de navegação precisou de apenas 15 meses para aumentar sua capacidade de TEU de seis para sete milhões, um crescimento impulsionado principalmente por novas encomendas de construção naval, que totalizaram 799.000 TEUs em 68 entregas. Embora não tenha adicionado nenhum navio megamax durante esse período, a MSC adicionou 33 navios entre 14.000 e 16.000 TEUs, reforçando sua dominância na categoria de tamanho Neopanamax.

O crescimento também foi impulsionado pelo mercado de afretamento de navios. Nos últimos 15 meses, a companhia de navegação afretou mais de 50 embarcações, metade das quais foram extensões de contratos existentes. No entanto, 25 embarcações — equivalentes a 135.000 TEUs — foram adicionadas por meio de novos contratos de afretamento.

Além disso, as aquisições de segunda mão adicionaram mais de 250.000 TEUs, embora alguns desses navios já estivessem operando para a MSC sob contratos de afretamento anteriores. "A onda contínua de compras da companhia de navegação se traduziu apenas parcialmente em crescimento da frota", destaca a Alphaliner.

Renovação com mínimo descarte

O ritmo de expansão da frota da MSC contrasta fortemente com sua baixa taxa de reciclagem: desde que atingiu seis milhões de TEUs, apenas nove navios foram aposentados, todos pequenos e construídos entre as décadas de 1980 e 1990. Com uma capacidade combinada de apenas 17.000 TEUs, essas aposentadorias foram "virtualmente compensadas pela entrega de um único novo navio NPX", observa a Alphaliner.

Liderança global indiscutível

Com mais de 21% da capacidade global de transporte marítimo de contêineres, a MSC ampliou sua vantagem sobre a Maersk para 2,4 milhões de TEUs. Sua frota atual é maior do que as da Maersk (4,59 milhões de TEUs) e da Hapag-Lloyd (2,41 milhões de TEUs) juntas, observa o relatório. A empresa também está a apenas 45 navios de atingir a marca de 1.000 embarcações operadas, um novo marco que reforçará sua posição dominante nas principais rotas marítimas.

Embora alguns analistas comparem seu tamanho à aliança Gemini Cooperation, formada pela Maersk e pela Hapag-Lloyd, a Alphaliner alerta que "a situação não é tão clara na realidade", visto que apenas 3,67 milhões de TEUs de ambas as companhias de navegação são utilizados sob esse acordo.

Como a MSC opera fora das alianças tradicionais, "não há comparação direta, embora sua presença nas rotas leste-oeste seja aproximadamente equivalente", afirma o relatório.

Uma ascensão histórica

A trajetória da MSC rumo à liderança global foi meteórica. Fundada em 1970, a companhia de navegação levou 37 anos para atingir seu primeiro milhão de TEUs (janeiro de 2007), mas apenas mais 18 anos para multiplicar esse número por sete.

Com esse recorde, a MSC lidera o "clube do milhão de TEUs", que também inclui Maersk, CMA CGM, Cosco, Hapag-Lloyd, ONE, Evergreen e HMM. Juntas, essas oito companhias de navegação representam 80% da capacidade global, com uma frota de 26,6 milhões de TEUs e 3.821 navios.

Fonte: Mundo Marítimo