31/07/2025 07h55
Foto: MRS - Divulgação
A malha ferroviária que interliga Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo é uma das mais importantes do país. Afinal, os três estados, juntos, somam quase metade do PIB nacional, sendo responsável por escoar cerca de 20% de tudo que é exportado no Brasil. Visando fortalecer essa interligação, a MRS Logística, operadora responsável por essa administração, acaba de implementar o SAP Analytics Cloud, solução da SAP para análise de dados na nuvem que oferece recursos de Business Intelligence (BI), planejamento e análise preditiva, tudo em uma única interface.
Criada em 1996, a MRS está entre as melhores ferrovias de carga do mundo. Com mais de 1.600 km de trilhos, sua malha transporta uma ampla variedade de produtos, dentre as quais se encontram principais cargas de contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Além disso, conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da Região Sudeste, o que confere à operação uma importância econômica diferenciada do mercado.
A busca pela renovação constante integra os valores da companhia, bem como o desenvolvimento de novos ativos e pelos níveis de disponibilidade e confiabilidade do material rodante. De acordo com a MRS, após uma análise aprofundada de mercado, a escolha pela delaware foi certeira. “Nossas equipes se uniram e tiveram uma importante sintonia para alavancar agilidade, assertividade, qualidade da informação, entre outros benefícios para os processos da empresa”, destaca Fábio Costa, especialista de Planejamento da MRS Logística.
Ao integrar a solução em seus pacotes tradicionais e planejamento orçamentário, a MRS pôde perceber uma maior qualidade e assertividade em sua gestão de dados, além de uma maior velocidade de processamento dessa entrega, integração do sistema com o planejamento de manutenção, maior velocidade e capacidade de processamento na apuração de imagens e, acima de tudo, um maior nível granular das informações obtidas em tempo real de suas operações.
Anteriormente, o fornecimento dessas informações que levavam cerca de um mês até sua finalização, agora, com o SAC, isso pode ser concluído em poucos minutos. O resultado foi motivo de orgulho, como afirma Márcio Games, Head of Digital & Innovation na delaware Brasil. “Diante da magnitude e importância desta malha ferroviária para a economia nacional, não poderíamos estar mais contentes em contribuir com a implantação de uma solução robusta para um gerenciamento mais eficaz da MRS, de forma que possamos construir uma malha cada vez mais eficiente na conexão desses estados”, pontua.
Finalizando, a fase de estabilização da solução, as expectativas são de conquistar benefícios ainda maiores daqui para frente em suas operações, aperfeiçoando sua análise de dados e integração com o planejamento orçamentário. “A união da nossa equipe à da delaware foi a peça-chave para o sucesso deste projeto. Ambas as partes se empenharam completamente em ter uma implantação de êxito, trazendo muita riqueza no que já conquistamos e tendo a certeza de que ainda iremos colher frutos muito maduros dessa parceria”, finaliza Costa.