Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Movimentação portuária alcança 3,74 mi de cargas na Região Norte

Portos do Amapá lideraram o crescimento no mês de maio, com a movimentação de 229 mil toneladas

26/07/2025 07h34

Foto: Divulgação

Os portos organizados da Região Norte alcançaram um novo marco em maio deste ano, com a movimentação de 3,74 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de quase 2% na comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram movimentadas 3,66 milhões. Os dados são do Estatístico Aquaviário, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O Amapá se destacou como o estado com maior crescimento percentual: a movimentação saltou de 131 mil para 229 mil toneladas, um avanço superior a 74% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado sobretudo pela exportação de soja.

Grande parte do volume total, cerca de 3,2 milhões de toneladas, correspondeu ao transporte de granéis sólidos. A soja liderou a movimentação, mais que dobrando o volume registrado no ano anterior, saltou de 817 mil para 1,6 milhão de toneladas.

Em seguida aparecem os fertilizantes, que subiram de 383 mil para 486 mil toneladas, e a bauxita, usada como matéria-prima para a fabricação de alumínio, cresceu de 299 mil para 348 mil toneladas.

Entre os portos com maior movimentação estão o de Vila do Conde (PA), que liderou o ranking com 1,8 milhão de toneladas. Na sequência, aparecem Santarém (PA), com 1,2 milhão, Santana (AP), 364 mil, Porto Velho (RO), com 207 mil, e Belém (PA), com 120 mil toneladas.

Ampliação da infraestrutura

Para dar continuidade à modernização da logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê, ainda para este semestre, uma série de leilões portuários. A rodada deve atrair R$ 1,03 bilhão em investimentos privados e inclui quatro terminais, entre eles o VCD29, em Vila do Conde (PA).