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Logística

Moegão promete melhorar logística ferroviária no Paraná

O investimento de R$ 592 milhões pretende ganhar em 63% na capacidade de descarga do Porto de Paranaguá

22/08/2023 13h54

Foto: Portos do Paraná - Perspectiva

Considerada uma das maiores obras do país no setor portuário, segundo o Governo do Paraná, o Moegão será um sistema concentrador de descarregamento ferroviário de grãos e farelos no Porto de Paranaguá. O investimento de R$ 592 milhões pretende ganhar em 63% na capacidade de descarga. 

O projeto executivo da empreitada, elaborado pelo Consórcio Tucumã, que também será o responsável pela obra, foi entregue ao governador Ratinho Junior no começo do mês. A proposta principal da obra é garantir um aumento de eficiência ao porto do litoral paranaense. Atualmente, cada terminal tem seu próprio desvio ferroviário. Com o projeto, o intuito é que o Moegão seja um centralizador de descarregamento em um único ponto, fazendo com que aumente a eficiência e gere menos conflitos com o município.

No ano passado, 58 milhões de toneladas de carga foram movimentadas pelos portos do Paraná: 20,95% ocorreram por meio de ferrovias. Com o Moegão, a projeção é que mais de 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando para 50% do modal ferroviário no transporte de cargas.

A estrutura, instalada no Porto de Paranaguá, será em uma área de 600 mil metros quadrados, com capacidade de descarregamento simultâneo de até 180 vagões em três linhas independentes. “O Moegão é um projeto não olhando somente melhoria para agora, mas olhando para o futuro. Descarregamos em torno de 500 vagões por dia. Teremos a capacidade de 180 entre 3h e 4h. Um aumento de forma exponencial e com maior demanda, teremos um crescimento na produção”, disse o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Na prática, o número de vagões passará de 550 para 900 por dia. A nova estrutura terá capacidade de movimentar cerca de 2 mil toneladas por hora em cada uma das três linhas diferentes. “É uma revolução na chegada da ferrovia no porto. E também auxilia o modal ferroviário, pois no projeto tem reestruturação de terminais e estamos atendendo o modal ferroviário. O projeto é muito grande, são quase R$ 600 milhões”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

As obras estão previstas para começar até o fim do ano, com cronograma de 20 meses de execução.

Fonte: Gazeta do Povo