Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Megaobra de R$ 38 mi vai ampliar faixa de areia em praia de SC

Prefeitura de Balneário Piçarras quer ampliar faixa de areia em Praia Central para impulsionar turismo local

04/08/2025 13h27

Foto: Secom - Divulgação

A Prefeitura de Balneário Piçarras, Litoral Norte de Santa Catarina, lançou um edital milionário para o engordamento da faixa de areia da Praia Central. Esta obra terá cerca de 2km de extensão, entre o espigão na projeção da Avenida Getúlio Vargas até o espigão da barra do Rio Piçarras.

Conforme o município, a iniciativa visa melhorar a infraestrutura e impulsionar o turismo local. O valor estimado de investimento é de R$38.288.895,54 para 379.166,76m³ de areia na orla.

Segundo explica a prefeitura, o engordamento da faixa de areia deverá trazer números benefícios para Balneário Piçarras, como ampliação da área disponível para os frequentadores da praia, oferecendo uma experiência ainda mais atrativa aos visitantes, fortalecendo a economia local.

Além disso, ampliando a faixa de areia disponível criará uma espécie de “barreira” contra o avanço do mar e a erosão, como nos casos das ressacas.

“Além de todos os benefícios para os usuários na praia, temos problemas na nossa orla com ressaca marítima, e inclusive já sofremos com isso alguns anos atrás, e o engordamento irá proteger a costa. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável de Balneário Piçarras, e essa obra é um passo significativo nessa direção”, destaca o prefeito Tiago Baltt.

Investimento para ampliar faixa de areia

Conforme informações do município, os recursos para a obra serão provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e recursos próprios, com prazo máximo para execução do objeto será de 70 dias.

A contratação será realizada na modalidade de concorrência, com o menor preço como critério de julgamento. As propostas serão recebidas por meio do portal de compras públicas até o dia de 05 de setembro.

Com a execução desta obra, Balneário Piçarras terá a conclusão do quarto alargamento de orla, as anteriores foram realizadas em 1998, 2008 e 2012.

Urbanização de orla continua avançando

Além do engordamento, a obra de urbanização da avenida José Temístocles de Macedo (beira-mar) na parte norte, no bairro Itacolomi, entre a rua Canto do Sol e o limite com Barra Velha, continua avançando.

O projeto está transformando a região em um espaço de lazer e convivência, recebe a execução de drenagem e passeios em paver, concretagem do muro de contenção, colocação de postes de iluminação e a montagem dos decks.

Seguindo nos investimentos na orla, o molhe de cerca de 70 metros na Praia de Piçarras foi construído ao lado do Restaurante Capitão em 2024 e feito com objetivo de controle da erosão costeira e a redução da perda de sedimentos e estabilidade da praia.

Balneário Piçarras tem reconhecimento internacional

Conforme a prefeitura, o resultado de todo o trabalho foi a avaliação internacional da temporada 2025/2026 e Balneário Piçarras com uma conquista inédita: a pré-aprovação para certificação de 100% da orla.

São 6,7km de extensão, com a Praia da Ponta do Jacques (certificada desde 2023), Praia de Piçarras (certificada desde 2018), Praia Central de Balneário Piçarras (certificada desde 2024) e a Praia da Barra do Rio Piçarras (primeira certificação para 2025/2026).

A certificação avança para a etapa final do processo, conduzida pelo Júri Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede em Copenhague, Dinamarca. O anúncio dos destinos premiados e a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul acontecem em outubro, com data e local da solenidade ainda a serem confirmados.

Fonte: nd+