05/09/2025 10h43
Foto: Rumo - Divulgação
A Rumo acaba de dar um passo inédito em direção à ferrovia do futuro com o lançamento da RuTi Maquinista: uma agente digital voltada para operações ferroviárias que tem na sua essência as melhores tecnologias em Inteligência Artificial (IA), incluindo a Linguagem Natural.
Desenvolvida internamente pelo Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação (NEXT), a solução já começou a transformar a rotina de mais de 1.700 maquinistas, reduzindo o uso de papel, otimizando o acesso a protocolos importantes do dia a dia e desta forma, gerando mais segurança, eficiência e qualidade de vida sobre os trilhos.
Fruto da escuta ativa aos profissionais da linha de frente e da busca constante do time de tecnologia por tendências e soluções de ponta, a tecnologia integra conhecimento prático com o que há de mais atual no mercado, atendendo à necessidade de acesso rápido e confiável às atualizações operacionais. Importante destacar que a Ruti não substitui o maquinista: é uma ferramenta complementar que apoia a tomada de decisão, mantendo a atuação humana como elemento essencial para a segurança ferroviária.
Agora, com a assistente instalada nos celulares corporativos, chamados de “chave na mão”, os maquinistas acessam manuais, boletins e protocolos de forma prática, segura e com acesso controlado aos sistemas internos da empresa. Tudo isso sem comprometer a segurança: as consultas só são liberadas com o trem parado, respeitando rigorosamente os protocolos operacionais.
Lançada oficialmente em julho, a Ruti Maquinista já está totalmente funcional e teve adesão surpreendente: em apenas duas semanas, cerca de 40% dos 1.700 maquinistas da Rumo passaram a utilizar a nova assistente virtual. O treinamento inicial foi realizado com todos os coordenadores e líderes de operação, que atuaram como multiplicadores em campo. Isso demonstra não apenas a eficácia da solução, mas também a participação ativa das equipes e a simplicidade no uso da tecnologia.
Com a Ruti, os maquinistas têm acesso rápido, na palma da mão, a instruções essenciais para a operação ferroviária. Em poucos segundos, é possível consultar desde o passo a passo do teste de freio até procedimentos como o encoste e retirada de vagões em terminais como Itirapina. A ferramenta também orienta sobre a condução segura em trechos inclinados, como a Serra de Santos, e em situações críticas, como quando o trem não consegue manter a velocidade ao subir uma inclinação.
O gerente do Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação, Gabriel Zanon, explica que o uso da assistente ainda não é obrigatório, mas os resultados iniciais são animadores. “A adoção da inteligência artificial envolve uma mudança de cultura, e esse processo está sendo construído de forma gradual e colaborativa. Mesmo assim, é gratificante ver uma adesão tão expressiva logo no início, porque a Ruti realmente facilita o trabalho e valoriza o tempo dos nossos colaboradores”, afirma.
A IA também oferece suporte técnico sobre temas mais complexos, como o uso do sistema Locotrol, licenciamento permissivo, operação com locomotivas escoteiras e circulação com locomotiva avariada. Todos os documentos estão disponíveis em PDF e são atualizados em tempo real, garantindo que os maquinistas tenham sempre acesso à versão mais atualizada dos manuais operacionais diretamente no campo.
Ronaldo da Mota Pereira, líder de operação, conta que a tecnologia tem transformado a rotina dos profissionais. “Me surpreendi positivamente, porque a ferramenta é muito fácil de usar. É, sem dúvida, um processo inovador que tem nos ajudado bastante no dia a dia. Além de facilitar o acesso às informações, a Ruti também colabora com a questão ambiental, reduzindo o uso de papel. Antes, a gente precisava carregar uma mochila com diversos manuais e documentos. Agora, tudo está na palma da mão, de forma muito mais prática e eficiente.”
Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, reforça a importância estratégica da ferramenta e afirma que, com a Ruti, a empresa dá mais um passo concreto em direção à ferrovia do futuro. “Trata-se de uma solução que une tecnologia de ponta à escuta ativa das nossas equipes, resolvendo um problema real da operação com uma abordagem segura, controlada e sustentável.”