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Transporte Aquaviário

Maersk recebe “Berlin Maersk” de 17.480 TEUs

É o maior navio porta-contêineres de combustível duplo da frota da empresa

21/06/2025 11h27

Foto: Maersk - Divulgação

A  A.P. Moller Maersk batizou o Berlin Maersk, o primeiro de uma série de seis navios porta-contêineres de 17.480 TEUs equipados com propulsão dupla a metanol. A cerimônia ocorreu em 18 de junho no estaleiro Hyundai Heavy Industries (HHI) em Ulsan, Coreia do Sul.

O Berlin Mærsk é o décimo quarto navio de combustível duplo a se juntar à frota da Maersk, com mais cinco navios irmãos nessa nova classe de navios porta-contêineres a seguir.

"Com o lançamento do Berlin Maersk, continuamos a desenvolver um conjunto de ferramentas oceânicas adaptáveis ​​a diversas rotas de combustível. A renovação da frota é essencial para manter nossa vantagem competitiva no transporte marítimo e é a base do nosso compromisso com a descarbonização", disse Anda Cristescu, chefe de Fretamento e Construção da Maersk.

Em 7 de julho, o Berlin Mærsk fará sua primeira escala em Xangai, onde entrará em serviço no serviço 'AE3' da Maersk, conectando o Leste Asiático com o Norte da Europa.

Detalhes do design 

O projeto do navio assemelha-se bastante ao da classe anterior, Ane Maersk, da qual a Maersk recebeu um total de 12 navios bicombustíveis, todos construídos pela HHI. A única diferença significativa é a boca maior, que permite ao "Berlin Maersk" transportar mais contêineres. A capacidade aumentada também o torna o maior navio bicombustível a se juntar à frota da Maersk até o momento.

“Temos o prazer de começar a receber a série Berlin Maersk. Desde a nossa decisão de encomendar o primeiro navio bicombustível a metanol em 2021, percorremos um longo caminho, e muitas outras companhias marítimas também investiram nesta tecnologia de propulsão. A nossa nova classe Berlin Maersk baseia-se nas bases que construímos inicialmente com a classe Laura Maersk e, posteriormente, com a classe Ane Mærsk. A Berlin Mærsk demonstra os nossos esforços contínuos em inovação e otimização, estabelecendo um novo padrão de eficiência na indústria”, afirmou Ole Graa Jakobsen, chefe de Tecnologia de Frota da Maersk.

A HHI está construindo os seis navios da série, que serão entregues até 2025 e navegarão como parte do Registro de Navios Dinamarquês.