Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Londrina e Araguaína recebem certificado operacional aéreo

No total, 50 aeroportos já foram certificados pela Anac em todo o país

16/11/2020 15h30

Foto: Divulgação

Os operadores dos aeródromos de Londrina, no Paraná, e de Araguaína, no Tocantins, receberam nesta semana o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O certificado foi emitido após os operadores dos aeródromos comprovarem o atendimento aos requisitos regulamentares de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Agência.

Com a emissão do Certificado Operacional, além de permitir a ampliação da oferta de voos comerciais, o aeroporto de Londrina/PR, administrado pela Infraero, poderá também realizar voos regularmente com aeronaves mais exigentes àquelas atualmente em operação no aeroporto, desde que compatíveis com o código de referência 4C ou inferior (clique no link para acessar). Atualmente, o aeroporto conta com a operação de 12 voos semanais de transporte regular de passageiros das três principais companhias aéreas do país (Gol, Latam e Azul).

Com a certificação emitida pela Anac, o aeroporto de Araguaína/TO, administrado pela prefeitura municipal, poderá operar aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior, possuindo também autorização especial para operações com ATR-72.

As certificações operacionais ficam condicionadas à manutenção pelos operadores aeroportuários da infraestrutura avaliada, no âmbito dos processos, por meio dos quais as outorgas foram concedidas.

Certificações emitidas pela Agência

Com a emissão dos dois certificados concedidos em novembro, já são 15 o total de outorgas emitidas aos operadores aeroportuários em 2020 pela ANAC. Em maio, os aeroportos de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas receberam o certificado da Agência.