Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Logtech Freto alcança R$ 10 bilhões em fretes

A startup oferece soluções para toda a jornada do transporte rodoviário de maneira 100% digital

24/08/2022 16h09

Foto: Divulgação

A logtech Freto, que conecta os melhores caminhoneiros às melhores cargas do mercado rodoviário, superou, em julho deste ano, os R$ 10 bilhões em fretes movimentados na sua plataforma. Nos primeiros cinco meses do ano, esse volume cresceu 20% na comparação com o mesmo período de 2021. Já a receita da plataforma teve um salto de 50% no primeiro semestre de 2022. A base de caminhoneiros, extremamente qualificada, também alcançou os 161 mil.

Um ano após a captação da sua primeira rodada de investimentos, no valor de R$ 22,5 milhões, a startup, que ainda não gastou metade do valor levantado, agora conversa com novos investidores. O objetivo é escalar suas soluções em um setor que demanda eficiência logística e transparência operacional, aliadas a condições de trabalho dignas de quem transporta mais de 60% da economia brasileira pelas rodovias.

E o cenário de capital de risco, mais seletivo, não preocupa Thomas Gautier, CEO do Freto, responsável por liderar o principal case de intraempreendedorismo do setor rodoviário dos últimos anos. “Estamos bem perto do break even, sendo responsáveis com o caixa da empresa desde o primeiro dia. Isso é um grande diferencial no contexto atual”, afirma o executivo.  

Desde que se emancipou do Grupo Ticket, em julho de 2021, trazendo para dentro do negócio as famílias Corrêa da Silva e Stumpf, empreendedores gaúchos que fundaram grandes ativos no Brasil, como Getnet, Embratec, Saque e Pague e Banco Topázio; a família Galló, representada por Christiano Galló, cofundador da Quartz Investimentos; e a Edenred Capital Partners, o fundo de venture capital da Edenred; o Freto apresentou um crescimento médio de 90% do seu negócio, taxa que vem se repetindo anualmente desde o lançamento oficial da plataforma, em março de 2019.

Na contramão de empresas que buscam incessantemente downloads de seus aplicativos, o Freto foca em fomentar uma base de caminhoneiros e clientes qualificados, resultado de uma série de checagens documentais únicas no mercado, que envolvem tecnologia de ponta e permitem que o processo cadastral seja rápido, online e preciso. As boas práticas permitem criar um ambiente de confiança e segurança para ambas as partes. “Com essa filosofia, o Freto atrai os melhores caminhoneiros, que viajam sempre com caminhão cheio. Ou seja, criamos um ambiente favorável ao acesso de cargas qualificadas aos profissionais mais adequados para transportá-las, movimentando a economia com extrema eficiência, rentabilizando nosso negócio desde o início”, reforça Thomas Gautier.

A plataforma oferece soluções para toda a jornada do transporte rodoviário de maneira 100% digital, sendo considerada por caminhoneiros, transportadores e embarcadores como a mais completa do mercado. Entre os clientes institucionais, o Freto mantém um SLA (Acordo de Nível de Serviço) acima de 90%. Já na Play Store, onde o aplicativo pode ser baixado por motoristas de caminhão de todo o país, a startup mantém avaliação de 4,7, a mais alta do mercado, tendo sido avaliado por quase 10 mil motoristas. A excelência do serviço se completa com um índice de fidelidade que se mede com o caminhão viajando sempre cheio. 

“Estamos sentindo que nossa proposta de crescimento sustentável está alinhada com a tese de investimentos atual dos investidores com os quais estamos conversando. A receita das empresas, ao lado de outros indicadores financeiros saudáveis, tem se sobreposto ao crescimento a qualquer custo em um momento criterioso para aportes”, frisa Gautier.