23/08/2023 08h46
Foto: Divulgação
A companhia marítima Log-In Logística Intermodal, controlada majoritariamente pela MSC, anunciou uma melhoria em seu serviço quinzenal de cabotagem "Amazonas Express", que passará a ter saídas semanais a partir do final de setembro. Além disso, a Aliança, do grupo Maersk e atual provedora de espaços neste serviço, mudará seu papel para também fornecer navios, informa o Alphaliner .
A atualização implica a operação de um total de quatro embarcações nesta rota. Três deles serão fornecidos pela Log-In Logística, incluindo os navios "Log-In Discovery", "Jatobá" e "Polaris", com capacidades de 2.500 a 2.800 TEUs. Adicionalmente, a Aliança contribuirá com um navio de 2.824 TEU, o "Maersk Jalan". Os navios seguirão seu itinerário pelos portos de Santos, Navegantes, Salvador (Bahia), Suape, Pecém, Manaus e Santos.
Simultaneamente, a Log-In Logística encerrará seu serviço conjunto "Amazonas" com o Mercosul, a companhia marítima brasileira controlada pela CMA CGM. A expectativa é que o Mercosul continue operando esse serviço no futuro, embora ainda não tenha sido confirmado o número de embarcações que utilizará.
A Log-In continuará oferecendo espaços no serviço "ALCT1" da Aliança, que também tem como foco a cobertura da região de Manaus e Amazonas do Sul e Centro do Brasil com o seguinte roteiro: Santos, Sepetiba, Suape, Pecém, Manaus, Pecém, Suape e Santos
Lucros
A Log-In reportou Ebitda consolidado ajustado de US$ 29 milhões no segundo trimestre do ano, um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Embora as receitas de transporte regional nas rotas do Mercosul e serviços Feeder tenham sido afetadas pela situação na Argentina, a linha de navegação alcançou receita líquida recorde nas atividades de cabotagem, atingindo US$ 46,25 milhões. Isso se deve aos maiores volumes (+13% em relação ao 2T 2022) e ao lançamento de seu novo serviço 'Amazonas Express' ('SEA').
A frota da Log-In também apresentou crescimento, passando de 18.050 TEUs em meados de 2022 para um total de 21.550 TEUs hoje. Além disso, a companhia de navegação tem planos de receber dois novos navios de 3.158 TEUs cada, construídos em Zhoushan Changhong em novembro de 2023 e abril de 2024.
Fonte: Mundo Marítimo