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Artigo

Liderar ou ser liderado em época de pandemia? Qual sua escolha?

Fábio Rocha

26/04/2020 22h31

Foto: Divulgação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar quando se reúnem três condições: O aparecimento de uma nova doença na população; o agente infecta humanos, causando uma doença séria; e o agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.

Uma doença ou condição, não pode ser considerada uma pandemia somente por estar difundido ou matar um grande número de pessoas; deve também ser infeccioso. Por exemplo, câncer é responsável por um número grande de mortes, mas não é considerada uma pandemia porque a doença não é contagiosa.

E é exatamente isto que está acontecendo atualmente com o cenário do Coronavírus ou Covid-19.

O que me fez escrever este artigo é o que vivemos e estamos vivendo mais intensamente no cotidiano da nossa empresa e principalmente com nossos clientes, neste início de cenário tão incerto.

A Damicos Consultoria é uma empresa com aproximadamente 28 anos de existência e que já atuou em todos os Estados do Brasil, sem exceção e com organizações públicas, privadas, não-governamentais, de pequeno, médio e/ou grande porte, sempre atuando no desenvolvimento de pessoas e organizacional, através das áreas de desenvolvimento de competências de lideranças, cultura organizacional e gestão de carreira/longeratividade.

São nos momentos de crise que a sociedade, as pessoas, os profissionais, as organizações e principalmente as lideranças são testadas.

E você como líder deve se fazer a seguinte pergunta, “Vou Liderar em época de pandemia ou serei liderado pelo cenário de pandemia?” Que escolha farei?

Ser liderado neste contexto é ser engolido pelos fatos do dia a dia, pela incerteza, pela ansiedade desenfreada, pelo pânico e por deixar sua organização literalmente solta, sem rumo ou imaginando que não estamos enfrentando um cenário de “guerra”.

E que seria liderar em época de pandemia? Liderar é tomar as rédeas do seu negócio, se mostrar ainda mais presente, ativo na comunicação, rápido nas decisões, acessível a sua equipe e principalmente dar diretrizes ao que precisa ser feito para minimizar quaisquer impactos negativos.

Para facilitar seguem algumas dicas:

Dica 1: Seguir e cumprir as determinações oficiais, orientações das autoridades públicas e organizações das áreas de saúde. Não há dúvida que o primeiro passo é se informar, conhecer e seguir à risca as orientações e determinações oficiais. Fortaleça isto com sua equipe e seja um canal confiável de informação. Desestimule as fakes news.

Dica 2: Entender de forma mais profunda o cenário atual e analisar o real impacto no seu negócio. É fundamental sair da superficialidade e entender de forma mais profunda e pragmática o cenário atual no seu negócio, no seu segmento. Os impactos e os cenários não são iguais para todas as regiões, setores e/ou atividades. Com esta analise será possível perceber de forma mais customizada o real impacto do cenário de pandemia no seu negócio e com isto tomar medidas também personalizadas ao mesmo.  

Dica 3: Acompanhar notícia e medidas das associações representativas de seus segmentos e/ou de Conselhos Profissionais. Muitos segmentos têm suas associações, Associação Comercial, CDL´s, CBIC, CREA, CRA e tantos outros. E estas associações geralmente têm informações, medidas, suporte técnico e até ações conjuntas específicas para cada segmento.

Dica 4: Decidir e colocar em práticas ações e medidas concretas para o seu negócio. Se em um cenário normal ou de bonança, precisamos agir, quanto mais em um cenário de crise ou de pandemia como é o contexto atual. Fundamental tomar decisões e medidas de impacto, redução de custos fixos, adoção de home-office, adoção de turnão, rodízio de profissionais e/ou equipes, férias coletivas, entre outras que cabem à realidade de seu negócio.

Dica 5: Organizar o tele-trabalho. O tele-trabalho ou home-office não é um milagre ou se implanta da noite para o dia, de forma automática, ele requer a adoção de uma rotina própria a este modelo de trabalho, uso das ferramentas adequadas do mundo da tecnologia no campo da gestão/comunicação, realização de call´s com mais frequência, melhor definição de papeis de cada profissional/equipe, melhor definição de tarefas diárias, liderança bem exercida e até ações motivacionais mais frequentes. 

Dica 6: Fazer ajustes constantes. O cenário é dinâmico e as medidas precisam ser revistas todo o tempo. Aquelas decisões e medidas tomadas no primeiro dia de cenário de pandemia ou na primeira semana podem não ser mais eficazes após algum tempo. E este tempo voa, muda, de acordo com a mudança do cenário, das medidas oficiais das autoridades públicas e dos movimentos de mercado.

Dica 7: Manter o autocontrole e dar suporte emocional aos seus liderados e colaboradores. Em um cenário como este ano, angústia, pânico, ansiedade, estresse, tensão e medo são potencializados. E aí é hora de você como empresário, gestor, líder se mostrar mais presente, acessível e pronto para dar maior suporte emocional aos seus pares e liderados de forma geral. Não se esquecendo de também manter o autocontrole e cuidar de gerenciar suas emoções. Pode-se também buscar um apoio da área de recursos humanos, de profissionais especializados (psicólogos, terapeutas, coach, mentores, etc.) no campo da saúde emocional e/ou disponibilizar orientações para terapias on-line.

Dica 8: Boa oportunidade para momentos de autodesenvolvimento e de colocar investimento no planejamento de ações.  Já que temos uma espécie de “intervalo forçado” ou no mínimo uma redução do ritmo normal de trabalho, é hora de se organizar e buscar ter momentos mais constantes de autodesenvolvimento, leituras diferenciadas cursos on-line, são algumas das possibilidades. E porque não também finalizar aqueles projetos que estavam parados, falo em termos de planejamento, fazer estudos de melhorias de processos, análises mais profundas do desempenho das equipes e/ou da performance da organização.

Dica 9: Identifique e aproveite oportunidades, mesmo no cenário de crise. Na crise e, principalmente, na era das redes sociais, em regra geral só chegam problemas, incertezas, notícias ruins, mas, mesmo no cenário de crise, podem existir oportunidades a serem aproveitadas. Será que há algo a ser feito em termos de estratégia comercial, por exemplo, algo customizado para este cenário? Existe alguma mudança nos preços, forma de pagamento e/ou portfólio de seus produtos ou de seus serviços que é mais apropriada neste momento de pandemia. Você não poderia potencializar ou até criar uma versão digital do seu negócio ou pelo menos de acesso aos seus produtos ou serviços. Na crise você precisa e pode fortalecer o relacionamento, o vínculo com seus clientes, oferecendo um algo a mais.

Sem dúvida, muitas outras dicas podem ser listadas aqui, mas, o foco principal agora é tomar a decisão correta, escolhendo liderar e não ser liderado em época de pandemia.

E lembre-se isto vai passar, não imagine que está de férias, não fique inerte, faça a roda girar, mesmo que mais devagar. É hora de usar bem a tecnologia, para não confundir quarentena ou distanciamento social com parada total da vida produtiva.

Fábio Rocha - Especialista em carreira, consultor nas áreas de liderança e cultura organizacional, professor, coach e diretor-executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade - [email protected]