Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam faz 34 meses consecutivos líder da aviação brasileira

Segundo a Anac, a companhia participou com 40,75% do mercado doméstico em novembro

24/12/2025 10h05

Foto: Divulgação

A Latam alcançou, em novembro de 2025, um acumulado de 34 meses consecutivos de liderança no mercado doméstico brasileiro, segundo dados de oferta e demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia mantém, de forma ininterrupta, o maior market share doméstico e internacional do país desde fevereiro de 2023 e caminha para o quinto ano consecutivo como líder da aviação comercial brasileira.

Em novembro, a Latam registrou 40,75% de participação no mercado doméstico e taxa de ocupação de 86,6%, sustentando um ciclo consistente de crescimento baseado em eficiência operacional, maior conectividade e disciplina no uso da frota. O desempenho reflete também a expansão da operação da companhia na comparação anual, com crescimento de capacidade acompanhado por elevados níveis de ocupação, evidenciando uma estratégia alinhada à demanda e focada em sustentabilidade operacional.

O avanço da Latam acompanha um momento positivo do setor aéreo brasileiro. Em 2025, o mercado doméstico caminha para registrar o maior número de passageiros de sua história, superando os patamares de 2015, 2019 e 2024. Como líder do setor, a Latam foi a principal contribuidora para essa quebra de recorde, ampliando a oferta de assentos de forma responsável e conectando mais brasileiros a diferentes regiões do país.

2025: consolidação da estratégia de crescimento 

O ano de 2025 tem sido decisivo para sustentar e acelerar a estratégia de crescimento da Latam no Brasil, consolidando avanços relevantes em conectividade e presença no território nacional. Ao longo do ano, a companhia lançou no país 20 novas rotas domésticas, alcançando o maior número de destinos brasileiros de sua história, e inaugurou 6 rotas internacionais.

"Mais do que a liderança em si, nosso compromisso é crescer de forma responsável, ampliando acesso, estimulando economias locais e fortalecendo a confiança de passageiros e parceiros. Os resultados refletem o trabalho de mais de 22 mil funcionários da Latam no Brasil, que se dedicam diariamente a conectar pessoas e oportunidades com cada vez mais eficiência e sustentabilidade", afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Além da expansão da malha, a Latam avançou em diferentes frentes que aprimoram a jornada do passageiro no Brasil. Entre os marcos de 2025 estão:

  • Fevereiro: Contrato firmado com a GRU Airport para a construção do novo e maior lounge de todo o Grupo Latam no aeroporto de Guarulhos;
  • Junho: Ampliação para o aeroporto de Guarulhos do serviço de embarque remoto com veículos elétricos da Audi para clientes Latam Pass Black Signature;
  • Julho: Início da renovação (retrofit) do interior das cabines das aeronaves Airbus A319; chegada do Wi-Fi a bordo a 100% das frotas domésticas do grupo Latam e anúncio para 2026 do início da implementação de Wi-Fi em aeronaves que operam os voos internacionais de longa duração;
  • Agosto: Anúncio para 2027 da nova cabine Premium Comfort, uma classe intermediária para voos internacionais de longa distância, que ficará entre a Premium Business e a Economy;
  • Setembro: Grupo Latam anunciou a aquisição de aeronaves Embraer E195-E2, com entregas firmes a partir do segundo semestre de 2026, iniciando pela operação brasileira;
  • Novembro: Parceria com a Revo para acúmulo de milhas em voos de helicóptero entre a Faria Lima e o aeroporto de Guarulhos;
  • Dezembro: Início da modernização da experiência Premium Business e anúncio para 2026 de nova expansão de malha aérea brasileira da Latam com a inauguração de Brasília–Campina Grande e das rotas de Guarulhos para Uberaba, Juiz de Fora, Caldas Novas, Amsterdã, Bruxelas e Cidade do Cabo

Como resultado de todos seus esforços e investimentos em 2025, a Latam:

  • Alcançou uma melhor percepção dos clientes, com um Net Promoter Score (NPS) histórico de 54 pontos, evolução expressiva em relação aos 17 pontos registrados em 2018
  • Liderou o segmento de viagens corporativas do Brasil em 2025, segundo ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp);
  • Foi reconhecida em maio de 2025 pelo Ministério de Portos e Aeroportos como a companhia aérea mais pontual do Brasil em 2024, na premiação Aviação +Brasil;
  • Alcançou a maior participação no mercado doméstico dos últimos 12 anos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
  • Venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Reclame Aqui na categoria "Companhias Aéreas";
  • Foi reconhecida pelo prêmio "Empresas que Mais Respeitam o Consumidor", do portal Consumidor Moderno.