18/12/2022 07h56
Foto: Divulgação
A Latam foi classificada como a quinta melhor companhia aérea do mundo, de acordo com a empresa alemã AirHelp. A Qatar Airways ficou em primeiro lugar, seguida pela United Airlines e Qantas Airways.
Especializada em direitos dos passageiros aéreos, a AirHelp lançou, em 2015, o AirHelp Score. Anualmente, o site disponibiliza um ranking com as melhores companhias aéreas do mundo segundo a vivência dos passageiros, ao considerar pontualidade, opinião do cliente e processamento de sinistros. Cada critério representa um terço da pontuação final.
Critérios
A pontualidade avalia a porcentagem de voos que chegam ao local de destino com até 15 minutos de atraso do horário marcado.
Na opinião do cliente, os passageiros avaliam a qualidade do serviço com base em cinco fatores: desempenho da tripulação, conforto da aeronave, limpeza, alimentação e entretenimento disponibilizado.
No processamento de sinistros ou administração de reclamações, o AirHelp mede a eficiência de lidar com queixas e emitir reembolsos.
“A AirHelp descobriu que a combinação dessas três categorias oferece uma visão abrangente do desempenho das companhias aéreas ao longo do ano”, disse Tomasz Pawliszyn, CEO da empresa, ao site norte americano.
A AirHelp avaliou 805 companhias aéreas em todo o mundo, mas incluiu apenas 64 dos maiores aeroportos em termos de número de passageiros e movimentação. A empresa excluiu as companhias aéreas para as quais não conseguiu obter dados. A coleta ocorreu entre 1º de janeiro e 31 de outubro.