Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam Cargo amplia operações doméstica no Brasil

O reforço visa atender ao transporte aéreo de compras da Black Friday e do Natal

25/11/2025 10h59

Foto: Latam - Divulgação

A Latam Cargo Brasil, unidade de cargas do Grupo Latam Airlines, programou um importante reforço em sua operação doméstica para o período de maior demanda do varejo, impulsionado pela Black Friday e pelo Natal.

A companhia ampliou, em novembro, sua operação doméstica em mais de 2,4 mil partidas na comparação com o mesmo período de 2024. O avanço representa um crescimento de 12,3% na capacidade de transporte, o que equivale a aproximadamente 3,8 milhões de quilos adicionais.

A expansão envolve a criação de novas rotas, aumento de frequências, reforço de equipes e crescimento da frota dedicada a entregas domiciliares, consolidando a Latam Cargo como um dos principais operadores logísticos do e-commerce brasileiro.

“Estamos preparados para garantir o transporte ágil e seguro das encomendas neste período de maior movimento do varejo. A ampliação da nossa malha doméstica, o investimento em tecnologia e o fortalecimento do serviço de entrega domiciliar demonstram o compromisso da Latam Cargo em oferecer soluções cada vez mais eficientes e integradas para nossos clientes e para o e-commerce nacional”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil.

A integração entre as operações de passageiros e carga é um dos principais pilares da eficiência logística da Latam. Com o reforço da malha doméstica, tanto por meio de novas rotas quanto pelo aumento de frequências, a companhia afirma que está preparada para atender a alta sazonal do varejo e do comércio eletrônico, mantendo sua liderança operacional e confiabilidade logística.

As novas rotas listadas pela empresa são:

  • São Paulo/Guarulhos–Boa Vista: 2 voos semanais
  • São Paulo/Guarulhos-Ribeirão Preto: 4 voos semanais
  • Brasília-Foz do Iguaçu: 4 voos semanais
  • São Paulo/Congonhas– Natal: 7 voos semanais
  • São Paulo/Congonhas– São Luís: 4 voos semanais
  • Rio de Janeiro/Galeão–Belém: 2 voos semanais
  • Rio de Janeiro/Galeão–Curitiba: 6 voos semanais

A companhia também lista as seguintes rotas existentes que ganharam aumento de frequência de voos:

  • São Paulo/Guarulhos–Teresina: +5 voos semanais
  • São Paulo/Guarulhos–Natal: +5 voos semanais
  • Brasília–Natal: +3 voos semanais
  • Brasília–Rio de Janeiro/Santos Dumont: +10 voos semanais
  • São Paulo/Congonhas–Recife: +11 voos semanais
  • Fortaleza–Belém: +4 voos semanais
  • Rio de Janeiro/Santos Dumont–Brasília: +8 voos semanais

Para sustentar o aumento da oferta, a Latam Cargo reforçou suas equipes com mais de 100 novos profissionais, além de contar com apoio de equipes terceirizadas e realocações regionais.

A companhia também ampliou sua frota dedicada ao serviço de entrega domiciliar, com 25% de crescimento em sua frota e mais de 70 novas cidades brasileiras atendidas, que juntas somam 9 milhões de habitantes.

Essas iniciativas fortalecem o compromisso da Latam Cargo com a agilidade e a qualidade das entregas, especialmente no período de pico do varejo eletrônico, ressalta a empresa.

Além disso, reforçando sua posição como parceira logística do varejo digital, a Latam Cargo instalou recentemente um sistema automatizado de sorterização (classificador de volumes) em seu principal hub, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O equipamento, o primeiro de toda a holding Latam, é capaz de processar até 72 mil pacotes por dia, com leitura automática de códigos, medição a laser e integração total aos sistemas operacionais da companhia.

O investimento integra um plano de R$ 10 milhões aplicados nos últimos três anos para ampliar e modernizar as operações de carga doméstica da companhia em Guarulhos, o principal hub logístico da Latam no Brasil.

Entre as iniciativas neste período, a empresa destaca:

  • Ampliação de 50% da capacidade de seu hub em Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados ao e-commerce;
  • Novo portfólio doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a entregas rápidas de pequenos pacotes em milhares de cidades;
  • Parceria estratégica com a Amazon, atendendo 19 estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e o Distrito Federal;
  • Expansão da malha e integração entre aviões cargueiros e de passageiros.

Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos chegaram aos clientes finais em até 48 horas no primeiro semestre de 2025, mais que o dobro do desempenho de 2024.

A empresa também afirma que o avanço operacional se reflete na satisfação dos clientes, pois o índice NPS (Net Promoter Score) da Latam Cargo cresceu 25 pontos percentuais no primeiro semestre de 2025, impulsionado por melhorias em atendimento, rastreamento e cumprimento de prazos.