Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam Brasil amplia frota em 5% no primeiro semestre de 2025

Operação brasileira da companhia conta com 158 aeronaves, com idade média de 10,8 anos

05/07/2025 09h21

Foto: Divulgação

A Latam Brasil ampliou em 5% a sua frota no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O crescimento foi possível graças à incorporação de quatro aeronaves novas, todas da família Airbus A320neo, diretamente das fábricas da Airbus em Toulouse (França), Hamburgo (Alemanha) e Alabama (EUA). Com isso, a companhia já adicionou 2 milhões de novos assentos à sua operação no País.

As aeronaves da família A320neo são até 20% mais eficientes no consumo de combustível e nas emissões de CO2 do que seus antecessores. Com essa expansão, a Latam reforça sua projeção de crescer entre 7% e 9% na oferta de assentos em voos domésticos ao longo de 2025.

Hoje, a operação brasileira da companhia conta com 158 aeronaves – entre modelos Narrow Body (de fuselagem estreita) e Wide Body (de fuselagem larga) – com idade média de 10,8 anos.

"No início deste ano, recebemos quase uma aeronave nova por mês – todas já em operação. Isso mostra que, mesmo diante da escassez global de aviões e peças, conseguimos ampliar nossa frota de forma eficiente para sustentar a expansão da nossa malha aérea", afirma Mauro Jun Nishime, diretor de Qualidade de Manutenção da Latam Brasil.

Para o segundo semestre de 2025, estão previstas entregas de mais dois Airbus A321neo.

Mais eficiência e conforto a bordo

O Airbus A320neo tem capacidade para 180 passageiros e oferece uma economia de combustível de até 15% em voos curtos e de até 20% em voos mais longos, além de reduzir em até 50% a emissão de ruído. Segundo a Airbus, desde o lançamento da família A320neo, já foram evitadas cerca de 20 milhões de toneladas de emissões de CO2 no mundo.

Já o Airbus A321neo, com capacidade para 224 passageiros, também é 20% mais eficiente no consumo de combustível, com os mesmos ganhos em emissões e poluição sonora. O modelo incorpora a nova cabine Airspace, com iluminação adaptável, compartimentos superiores 60% maiores, banheiros acessíveis, superfícies antimicrobianas e recursos touchless.