Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

INSS libera informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2022

Consulta pode ser feita no portal do Governo Federal

21/02/2022 16h38

Foto: Divulgação

Os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o informe de rendimentos a fim de fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. Deve prestar contas à Receita quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021, dentre outras regras.

A consulta pode ser feita pelo computador ou celular, no Portal Meu INSS. Para isso, é preciso ter senha de acesso do sistema Gov.br.

A declaração do IR é enviada pela internet anualmente entre o início de março e o fim de abril. As normas e as datas de início e final do prazo para envio do documento ainda serão divulgadas pela Receita Federal.

Confira o passo a passo

Para fazer a consulta, acesse o site e digite todos os dados, como número do benefício, data de nascimento, nome completo do beneficiário e CPF. Depois, vá em "Sou humano" e, em seguida, em "Consulta".

Em cima, deve estar "Ano calendário 2021". Isso ocorre porque a declaração entregue em 2022 tem como base o ano passado.

Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e clique em "Entrar com gov.br"

Informe o CPF e vá em "Continuar"; na página seguinte, digite sua senha e clique em "Entrar"

Na linha "Outros serviços", clique em " + Ver mais"

Vá em "Extrato do Imposto de Renda", onde há um leão em azul

O "ano calendário" deve ser 2021; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto

Os valores recebidos serão informados na linha "3 - Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte" ou na linha "4 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Para salvar no computador ou no celular, vá até embaixo data tela e clique em "Baixar PDF".

Fonte: Folha de São Paulo