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Transporte Terrestre

Iniciada as obras do 2º. e 3º. trechos do BRT em Salvador

O novo modal de transporte vai beneficiar também quem utiliza veículo particular e bicicleta

29/06/2020 14h15

Foto: Prefeitura de Salvador - Divulgação

O início das obras dos trechos 2 e 3 do BRT de Salvador foi autorizado hoje (29), às 10h30, pelo prefeito ACM Neto. A assinatura ocorreu no cruzamento entre as avenidas Vasco da Gama e Garibaldi.

Dessa forma, o novo modal de transporte, que vai beneficiar também quem utiliza veículo particular e bicicleta, vai chegar até a Estação da Lapa e a Pituba. 

O primeiro trecho, entre o Parque da Cidade e a região da rodoviária, já está em andamento, com 75% das obras concluídas e previsão de entrega em dezembro. Para chegar à Estação da Lapa, o sistema, que será integrado ao metrô, vai passar pelas avenidas ACM, Magalhães Neto e Vasco da Gama, beneficiando mais de 30 mil pessoas por hora em momentos de pico.

Conheça os detalhes

Trecho 2 – Lapa/Cidade Jardim (do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av.Vasco da Gama)

  • R$ 203,7 milhões
  • Extensão: 6,9 km
  • Prazo: 28 meses
  • Empresa: Consórcio Engetec/PCE

Trecho 3 – Parque da Cidade Pituba-Itaigara (Posto dos Namorados)

R$ 37,6 milhões

  • Extensão: 1,8 km
  • Prazo: 11 meses
  • Empresa: Engetec Construções e Montagem S/A

Obras complementares - BRT:

Trincheira bidirecional (nova Tancredo Neves) - ligação avenida Tancredo Neves – avenida Magalhães Neto

  • R$ 42.975.816,46
  • Empresa: Consórcio OAS/Future ATP
  • Prazo: 11 meses
  • Construção de via nova e subterrâneo (Trincheira)
  • Recapeamento de vias existentes
  • Ajustes na passarela existente
  • Drenagem
  • Iluminação em LED
  • Paisagismo e equipamentos urbanos

Funções do equipamento:

1. Proporcionar conexão direta da Av. Magalhães Neto com a região interna (miolo) e com a pista principal da Av. Tancredo Neves;

2. Reduzir o fluxo intenso no trecho da pista marginal da Av. Tancredo Neves entre a Av. Magalhães Neto e a Rua José Peroba;

3. Melhorar a fluidez na Av. Tancredo Neves, priorizando o transporte coletivo;

4. Facilitar o acesso dos pedestres ao “miolo” ampliando a passarela existente;

5. Possibilitar a implantação de ciclovia na região.