Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Infraestrutura estuda pacote para socorrer empresas aéreas

As companhias aéreas são afetadas pelo cancelamento de viagens e também pela alta do dólar

14/03/2020 14h38

Foto: Divulgação

O Ministério da Infraestrutura estuda um pacote de medidas para socorrer empresas aéreas, que são um dos segmentos mais afetados pela crise econômica decorrente do avanço do novo coronavírus, segundo fontes no governo.

As ações que são planejadas pela pasta comandada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, porém, ainda dependem de negociação com o Ministério da Economia.

Entre os estudos que estão sendo feitos na Infraestrutura, está a desoneração de impostos sobre a folha de pagamento das empresas áreas, de maneira emergencial, de maneira a reduzir o gasto dessas companhias e evitar demissões.

Para isso, porém, será necessário encontrar recursos dentro do escasso Orçamento de 2020. Não há data para implementação da medida, caso ela siga adiante dentro do governo.

O Ministério da Economia, por outro lado, não pretende implementar medidas com cunho fiscal, e aposta no avanço das reformas como forma amenizar os efeitos da crise.

Outra ação em estudo não teria impacto fiscal pelo ministério é garantir que as empresas aéreas possam dar créditos de viagens aos clientes que cancelaram, no lugar de dinheiro

As companhias aéreas são afetadas pelo cancelamento de viagens e também pela alta do dólar, já que boa parte dos custos dessas empresas têm como base a moeda americana.

Fonte: O Globo On-line