Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Ifood prevê iniciar testes de entregas por drone

Campinas (SP) deverá ser a primeira cidade brasileira a ter serviços de envio alimentício por drones

15/08/2020 08h03

Foto: Divulgação

Serviços de delivery ganham um modo ainda mais inusitado. Nessa semana, o vice-presidente de inovação e inteligência artificial do Ifood, Bruno Henriques, informou que a plataforma dará início as entregas de alimentos por meio aéreo. O teste deverá ser feito em Campinas, interior de São Paulo, sendo a primeira cidade brasileira a ter serviços de envio alimentício por drones.  

Atualmente, o ifood faz suas entregas através de motoboys. No entanto, como o desejo de otimizar ainda mais seu serviço, a marca deu início a um plano de ação para que o procedimento seja feito em parceria com a companhia Speedbird Aero.

A ideia é reduzir o tempo total de deslocamento do produto e fazer com que o mesmo seja administrado apenas por aparelhos eletrônicos.  

Para poder operar, a marca precisou entrar em negociação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e conseguiu o alvará de aprovação para iniciar as operações nesta semana.

Ao todo, serão instalados três pontos de pouso e decolagem, onde os entregadores estarão disponíveis para entregar os produtos dos clientes.  

Sobre atualizações do IFood  

Questionado sobre o valor total investido para realizar a operação, Henriques garantiu que se tratou de uma quantia que apresentará um maior lucro para a marca.

De acordo com ele, o custo de entrega de um shopping até o condomínio residencial em região próxima será similar ao envio aéreo.  

“É o grande case na minha opinião, fazer voar longas distâncias o que hoje levaria bastante tempo […] Se der certo, o próximo prazo é cruzar a Rodovia D. Pedro. A beleza é que tudo regulado, como se fosse uma ponte Rio-São Paulo, com rota. Nossa expectativa é fazer os casos mais distantes se tornarem realidade.”