03/08/2020 14h14
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) sobre a intenção de compra de presentes para o Dia dos Pais, próximo domingo (9), mostrou que há tendência de aumento na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre as categorias tradicionais de produtos presenteados, a pesquisa notou aumento na intenção de comprar de 48,9% para TV, 48,1% para notebooks, 25,4% para smartphones, 48,9% para adega e 48,9% para ferramentas.
"O que explica esse aumento da intenção de compra em 2020 é o crescimento muito grande das vendas online e o fato de as pessoas que estão isoladas em suas casas precisam demonstrar de alguma forma sua presença e o seu vínculo afetivo com a família, que de alguma forma acaba sendo prejudicado pelo isolamento prolongado", afirmou o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni.
Apesar do aumento das vendas online, Felisoni disse que esse tipo de comercialização não compensará a queda das vendas físicas no varejo. "Temos assistido uma queda significativa do varejo motivada pelas questões relacionadas à pandemia de Covid-19, pelo desemprego e pela insegurança das pessoas que estão empregadas", disse o presidente do Ibevar.
Felisoni ressaltou que as promoções devem ocorrer como é natural para as datas comemorativas. "Os produtos não têm muita diferença de uma loja para a outra, o que diferencia é o preço e as condições de pagamento. Portanto, é natural que as promoções sejam acirradas por conta da intensificação da competição".
Queda de vendas na Bahia
Mesmo com o início da reabertura econômica na capital e em parte do interior, o varejo baiano projeta perdas no Dia dos Pais. Segundo a Federação do Comércio (Fecomércio-BA), o faturamento nesta data vai recuar 8%, ou R$ 103 milhões em valores, no comparativo com a mesma data de 2019.
“Vale ressaltar que no ano passado o resultado já havia sido negativo de -3,1%, com faturamento de R$ 1,21 bilhão”, ressaltou a entidade, em nota. O total de receitas este ano deve chegar a R$ 1,11 bilhão. O levantamento considera setores ligados aos presentes comuns no Dia dos Pais.
O segmento que deve apresentar a maior queda é vestuário, tecidos e calçados, de -28% no contraponto anual. O setor está no primeiro lugar nas pesquisas de intenção de compra para o período, conforme a Fecomércio-BA. Outras quedas devem ocorrer nos setores de móveis e decoração e também no de eletroeletrônicos, com desempenhos estimados de -26% e -18%, respectivamente.
“São duas atividades com preços de produtos mais elevados, com compras realizadas a crédito e em parcelas. Diante da insegurança no emprego, as famílias preferem evitar qualquer tipo de dívida neste momento”, explana o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze.