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Transporte Terrestre

Honda HR-V 2026 melhora design, interior e conteúdo

Em ótimo momento no mercado, Honda HR-V da nova geração passa por seu primeiro facelift

14/07/2025 11h29

 Foto: Honda - Caio Mattos

A Honda começa a vender nesta segunda-feira (14) o Novo HR-V 2026. Trata-se do primeiro facelift da geração atual, que chegou ao mercado em 2022 e vive seu melhor momento no mercado brasileiro, com grande crescimento nas vendas. O Guia do Carro teve seu primeiro contato com o Honda HR-V 2026 Touring num test-drive de 150 km entre São Paulo e São Roque, ida e volta.

A versão avaliada foi a topo de linha, com motor 1.5 turbo de 177 cv, mas houve mudanças nas versões aspiradas, também 1.5, mas de 126 cv. Pela qualidade do carro e pelo bom momento no mercado, o Honda HR-V nem precisava de uma mudança agora, mas a montadora japonesa preferiu mexer para deixá-lo ainda melhor e mais competitivo. Porém, isso trouxe aumento de preços nas quatro versões.

A grade frontal ficou mais vertical e alinhada com os novos projetos da Honda. Os faróis do HR-V Touring agora são full LED, com pisca integrado, além de uma dupla linha de luzes nas lanternas, que invadem a tampa do porta-malas. O acabamento da grade é em Black Piano e o design frontal das versões turbinadas (Touring e Advance) é trapezoidal em relevo. Nas aspiradas (EX e EXL) as linhas são retas e horizontais.

 Foto: Honda - Caio Mattos

Pela primeira vez, o Honda HR-V ganha rodas de 18 polegadas, nas versões turbinadas Touring e Advance. As quatro versões têm desenhos diferentes e novos acabamentos. Devido ao novo design do para-choque frontal, o HR-V ficou 16 mm mais comprido nas versões Touring e Advance.

As mudanças na cabine foram boas. O console central foi redesenhado e melhorou bastante o acesso às portas USB e também a acomodação de objetos pequenos. Há duas entradas USB na frente (A e C) e duas atrás (ambas C). Houve ainda alguns pequenos ajustes de acabamento, mas a cabine manteve a alta qualidade do carro, que comemora 10 anos no Brasil (a primeira geração chegou em 2015).

Outra mudança importante está na multimídia. A Honda manteve o tamanho de 8 polegadas, que é suficiente, mas melhorou o sistema, a conexão e a resolução, inclusive da câmera de ré. Com bancos muito confortáveis (com resina na estrutura) e ótima posição de dirigir, o Honda HR-V é adequado tanto para uso na cidade quanto na estrada.

 Foto: Honda - Caio Mattos

O ótimo painel de instrumentos digital de 7 polegadas agora está presente em todas as versões, o que foi um ganho importante para a versão de entrada, EX. Ela ganhou ainda carregador de celular por indução, volante de couro com aletas para troca de marchas e um sistema que trava e destrava as portas automaticamente pelo sensor de aproximação da chave.

O sistema de segurança Honda Sensing teve aprimoramentos e está disponível em todas as versões. Segundo a Honda, houve uma pequena mudança na resposta do ACC (piloto automático adaptativo). A primeira impressão foi que ele ficou um pouco lento (mas essa não é nossa opinião final); segundo a Honda, a resposta ficou mais suave.

A Honda não fez mudanças na motorização do HR-V. Com duas propostas bem diferentes – uma de economia, outra de desempenho –, os motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo trabalham com o câmbio CVT de 7 marchas. No trajeto de São Roque a São Paulo pudemos perceber o trabalho do sistema EDDB, que aplica o freio-motor e melhora a segurança em descidas.

Apesar de os novos pneus terem o perfil mais baixo, devido às rodas maiores, não houve prejuízo no conforto, pelo menos nos trechos percorridos. O comportamento dinâmico e direcional do carro continua excelente, com estabilidade, firmeza e confiabilidade. A direção não é muito direta, mas não chega a ser “anestesiada” (indiferente aos movimentos das mãos do motorista).

Fonte: Guia do Carro