14/12/2025 10h40
Foto: Divulgação
A HD Hyundai Samho Heavy Industries, sediada em Mokpo, Coreia do Sul, entregou recentemente o navio porta-contêineres “HMM Clover”, com capacidade para 8.548 TEUs, à HMM. A nova embarcação integrará o serviço independente “FIL” da HMM, que opera entre o Extremo Oriente, a Índia e a América Latina.
O HMM Colver tem 274,00 m de comprimento e 45,60 m (18 fileiras) de largura, com um porte bruto aproximado de 100-200 toneladas e um calado de 15,00 m. A propulsão é fornecida por um motor principal MAN B&W 7G80ME-C10, com uma potência de 32.970 kW. A capacidade de refrigeração do navio ainda não foi confirmada.
Encomendada no início de 2023 por US$ 124 milhões, a nova embarcação é a quarta de uma série de sete navios porta-contêineres gêmeos movidos a metanol como combustível duplo que a Samho construirá para a HMM até meados de 2026.
Outros dois navios-tanque de metanol de tamanho semelhante, mas com design diferente, foram entregues à HMM pelo estaleiro HJSC com as denominações “HMM LEAF” e “HMM IVY”.
Ao contrário de outros navios bicombustíveis movidos a metanol, como a classe Equinox da Maersk, os nove navios porta-contêineres irmãos da HMM também são equipados com depuradores de gases de escape. Isso significa que as embarcações também podem operar com óleo combustível pesado (HFO) convencional , se necessário.
Fonte Mundo Marítimo