16/06/2025 09h24
Foto: Divulgação
A Hapag-Lloyd recebeu na semana passada o navio de 23.664 TEUs “Wilhelmshaven Express”, o último de uma série de doze navios Megamax movidos a GNL que a companhia de navegação recebeu da Hanwha Ocean (antiga DSME), informou o Alphaliner.
O novo navio porta-contêineres tem 399,90 m de comprimento e 61,00 m (24 fileiras) de largura, com capacidade para 229.000 toneladas de peso bruto (tpb). É equipado com um motor principal MAN B&W 11G95ME-GI MK10.5, que gera 75.600 kW e atinge uma velocidade de projeto de 18,5 nós. Também está equipado com 1.500 conexões para contêineres refrigerados.
A Hapag-Lloyd decidiu equipar os dois últimos navios da série, o "Genova Express" e o "Wilhelmshaven Express", com grandes defletores de vento na proa. Esse recurso não está disponível nos dez primeiros navios da classe, mas a Hapag-Lloyd espera tornar os defletores de vento uma opção padrão em navios futuros e também modernizar alguns deles adequadamente.
Os defletores de vento ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico e, assim, reduzem o consumo de combustível em até 4% em condições ideais.
Do estaleiro Okpo, na Coreia, o novo navio porta-contêineres se juntará ao serviço Ásia-Europa "NE1" da Cooperação Gemini, que a Maersk, parceira da Hapag-Lloyd, chama de "AE2". O serviço é operado exclusivamente com a capacidade da Hapag-Lloyd e conta com dez navios Megamax-24 movidos a GNL e cinco navios Megamax-23 movidos a propulsão convencional, com capacidade para 19.870 TEUs.
Após a entrega dos doze navios Hanwha Megamax, a carteira de pedidos da Hapag-Lloyd agora se concentra em navios de grande porte, mas não ultragrandes, e no segmento de médio porte. Isso inclui duas séries de navios de 16.800 TEUs (YZJ) e 9.200 TEUs (NTS), bem como compromissos de afretamento para novas construções de 8.300 TEUs (YZJ/Danaos).
Fonte: Mundo Marítimo